Home>Literatura>Literatura Brasileira>A última ararinha-azul do mundo quer sobreviver

A última ararinha-azul do mundo quer sobreviver

Xico Farias conscientiza crianças e jovens sobre combate à extinção de animais silvestres no lançamento “Maria Flor, a Última Ararinha-Azul”

 

Maria Flor é a última ararinha-azul do mundo. Ela é órfã, porque seus pais e irmãos foram capturados por traficantes de animais silvestres. Apesar do passado trágico e da solidão, sonha com o dia que encontrará outros de sua espécie. Por isso, escreve cartas e as envia para todos os lugares com a vontade de, um dia, conhecer alguém para amar e ter filhos.

A personagem de Maria Flor, a Última Ararinha-Azul, obra do autor Xico Farias, vive em Assaré do Alto, no sertão brasileiro. Na vizinhança pacata, os problemas que afetam a população foram normalizados pela comunidade: as mulheres cuidam sozinhas de seus filhos enquanto os maridos ganham sustento nas grandes capitais do Sudeste; de longe, os homens relatam a xenofobia dos sudestinos; a seca também sempre é um perigo iminente.

É neste lugar calmo que um crime está prestes a acontecer. Fausto, um fabricante de chapéus, diz a uma mulher vaidosa que é possível fazer uma peça exclusiva com as penas da última ararinha-azul existente. Repleto de soberba, ele vai atrás de Maria Flor para sequestrá-la e executar o plano.

Ela, a Natureza, está agonizando, gritando por socorro por conta dos desmandos de pessoas como você, que só enxergam os seus projetos de poder a qualquer custo! Não finja que não percebe o caos ao redor! Não há dia em que não se tenha notícia por toda parte e, também por aqui, de enchentes, furacões, terremotos, secas, incêndios, poluição, aquecimento global… Você não pensa no sofrimento pelo qual vão passar as gerações futuras? (Maria Flor, pg. 111)

O autor atravessa temas sociais e ambientais com uma linguagem acessível para leitores a partir dos 10 anos. De uma maneira leve e lúdica, Xico Farias aborda, além da extinção da ave rara originária da Caatinga brasileira, o tráfico de animais silvestres, a preservação da natureza, a vida do sertanejo e a cultura nordestina. Também introduz elementos da fauna do Nordeste: bichos como a cutia, a seriema e o cardeal-do-nordeste ganham destaque na trama.

Maria Flor, a Última Ararinha-Azul reforça o compromisso do escritor cearense de dialogar com crianças e adolescentes sobre questões relevantes no Brasil. Seu primeiro romance, As Aventuras da Ratinha Cantora de Ópera na Cidade Maravilhosa, é uma fábula que remete ao período da ditadura militar. “A arte permite um olhar ampliado sobre as questões contemporâneas, sem deixar para trás o passado e ficando atento ao futuro”, diz.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta