Home>Arte>Programação Curta! de 26 de dez a 1º de janeiro

Programação Curta! de 26 de dez a 1º de janeiro

‘Uma Noite em 67’: a final histórica do III Festival da Música Popular Brasileira

Um contexto político turbulento se mescla com uma produção artística riquíssima no Brasil do final dos anos 1960: esse é o panorama em que se deu a final do III Festival da Música Popular Brasileira. O documentário “Uma Noite em 67”, de Ricardo Calil e Renato Terra, conta tudo sobre esse acontecimento tão marcante para a vida cultural e política brasileira. O filme será exibido no Curta!.

No teatro: aplausos, vaias, um violão quebrado, guitarras estridentes. No palco: os jovens Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo. As músicas: “Roda Viva”, “Ponteio”, “Alegria, Alegria” e “Domingo no Parque”. E só um deles sairia vencedor no festival, promovido e exibido pela TV Record.

“Uma Noite em 67” reúne imagens de arquivo de bastidores e das apresentações emblemáticas das canções concorrentes, de acordo com suas colocações no festival. Entre essas imagens, entrevistas com os artistas feitas para o documentário, que contam histórias e curiosidades e revelam também os sentimentos que tinham à época. Assim, o público mergulha em uma narrativa não apenas histórica, mas também sentimental, e consegue mensurar melhor como foi viver aquela noite. A exibição é na Segunda da Música, 26 de dezembro, às 22h30.

 

Série sobre genética, baseada em best-seller de Siddhartha Mukherjee, é exibida no Curta!

A série em quatro partes “O GeneUma História Íntima”, inspirada no best-seller homônimo do Dr. Siddhartha Mukherjeetraz ao Curta! temas como DNA e cura pela ciência. Dirigida por Jack Youngelson, no primeiro episódio, e por Chris Durrance, nos outros três, a produção — assinada pela rede de TV norte-americana PBS — combina informação científica, drama humano e fatos históricos relevantes que marcaram os estudos sobre o gene.

O depoimento do Dr. Siddhartha Mukherjee — médico oncologista, professor e autor de livros de não ficção sobre medicina e ciência — norteia a narrativa. “Os genes contêm uma história de nós mesmos, da nossa ancestralidade, e, por definição, do nosso futuro, porque iremos transmiti-lo por gerações. Agora que podemos mudar o DNA e, assim, mudar o nosso futuro, o que eu farei?”, questiona Siddhartha, nascido em Nova Delhi, na Índia, e naturalizado americano. A série reúne, ainda, entrevistas de especialistas envolvidos em pesquisas de ponta no campo da genética, além de relatos pessoais comoventes de quem depende da evolução tecnológica para sobreviver.

O primeiro episódio entrelaça a história de um casal em busca da cura para uma doença genética rara, que atinge sua filha de quatro anos, com relatos das descobertas empolgantes dos pioneiros da genética: Gregor Mendel, Thomas Hunt Morgan, Francis Crick e James Watson. A exibição é na Quinta do Pensamento, 29 de dezembro, às 23h.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta