Home>Notícias Corporativas>Enogastronomia ajuda na harmonização de vinhos e panetones

Enogastronomia ajuda na harmonização de vinhos e panetones

Enogastronomia é o termo técnico para harmonização do vinho com o prato. Essa prática leva em consideração elementos como aromas e texturas para ressaltar os sabores. Nas festas de fim de ano, especialistas indicam alguns tipos de panetones e vinhos que podem ser harmonizados para criar uma experiência especial de degustação.

Tradicional do Natal, o panetone é uma massa especial, fermentada que, originalmente, criada por um padeiro de Milão, tornou-se tão popular que percorreu a Europa até chegar ao Brasil, onde foi criativamente adaptada pela cultura e gosto do país. A Evino consultou Vinícius Santiago, sommelier executivo do Víssimo Group, que comenta sobre três tipos de panetones e como harmonizá-los.

Começando com panetones com recheio de pistache, por exemplo, combinam com o Vinho do Porto: “De origem portuguesa, os vinhos do porto podem ser elegantes, ricos e aveludados. Vinhos que trazem memórias olfativas com notas de frutas maduras e secas e especiarias combinam muito bem com esses tipos de panetones”, ressalta Vinícius.

Panetones tradicionais como os que levam frutas secas e nuts harmonizam com vinhos brancos,”Busque aqueles que têm caráter refrescante, redondo e equilibrado”, comenta o sommelier. Outra opção são vinhos de sobremesa da região de Sauternes, um dos lugares com os produtores mais famosos do mundo nessa categoria de vinhos. 

Chocolate amargo e cacau são as variações dos tipos de panetones que harmonizam também com vinho do porto, porém com aqueles mais encorpados e equilibrados. Outro par ideal, segundo o especialista, é um estilo de vinho fortificado com grande quantidade de açúcar natural, proveniente das próprias uvas. “Escolha vinhos aromáticos. É possível encontrar rótulos com notas de cereja, ameixa e leves toques de cacau, que tornam a experiência da harmonização única”, completa Vinícius.