Home>Literatura>Clássicos da Literatura>Musa da poesia romântica é homenageada em nova edição da obra de Heródoto

Musa da poesia romântica é homenageada em nova edição da obra de Heródoto

Com tradução minuciosa da Professora Dra. Maria Aparecida Oliveira Silva e publicado anualmente desde 2015, o novo volume “Livro VI – Érato das Histórias” narra os últimos acontecimentos da Guerra Persa

 

O projeto de publicar a obra Histórias, de Heródoto, em nove volumes nasceu em 2014, fruto da parceria entre o Grupo Editorial Edipro e a Profa. Dra. Maria Aparecida de Oliveira Silva, tradutora responsável pela coleção, historiadora, mestre em História Econômica, doutora em História Social (USP), Pós-Doutora em Letras Clássicas (USP), Professora Colaboradora e Líder do Grupo Cnpq Labham/Ufpi.

“Esta edição das Histórias está dividida em nove volumes, um para cada livro da obra herodotiana, com notas explicativas que contemplam várias áreas do conhecimento.”, detalha a professora Maria Aparecida sobre o processo de tradução dos livros.

Cada um dos livros desta coleção é dedicado a uma musa grega, divisão estabelecida pelos exegetas à época helenística. Desta vez, no volume VI, a homenageada é Érato, musa da poesia romântica. No lançamento Livro VI – Érato das Histórias, o geógrafo e historiador heleno Heródoto de Halicarnasso continua a narrar a Revolta da Iônia em seus últimos acontecimentos: a dominação persa nas ilhas do Mar Egeu, além de traçar um panorama político e social das principais cidades de seu tempo: Atenas e Esparta.

Livro VII – Polímnia, que trata da continuação desta narrativa, será publicado ainda no primeiro semestre de 2023. Quanto aos dois últimos volumes da Coleção Heródoto, Livro VIII – Urânia e Livro IX – Calíope, serão lançados pela Edipro até o final de 2025. Assim como as versões anteriores, o sexto livro traz acabamento em capa dura, textos e notas explicativas da tradutora.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta