Home>Cultura>Artes>Bernart Martorell

Bernart Martorell

Considerado o principal artista do estilo gótico internacional na Catalunha, Bernart Martorell pintou alguns painéis de retábulos e iluminuras manuscritas, além de esculturas e desenhos para bordados

 

Bernat Martorell foi o principal pintor de Barcelona na Espanha moderna. Confira um pouco da sua vida e suas principais obras.

 

Biografia

Se sabe pouco sobre a sua vida antes de 1427, embora em meados do século XV ele tenha sido um dos grandes artistas da Catalunha. O seu estilo é muito contrastante e diferente dos pintores góticos catalães que o precederam cronologicamente, como Luis Borrará.

Martorell estava muito familiarizado com a pintura contemporânea flamenga, entretanto, a parte documentada da sua biografia não detalha nada sobre essa influência. Por outro lado, os paralelos artísticos foram traçados entre Martorell e outros artistas contemporâneos da Itália, incluindo Pisanello, Gentile da Fabriano e Sassetta, mas sem nenhuma evidência registrada em documento.

Algumas vezes, o retábulo de São João Batista de Cabrera de Mar é atribuído a Bernart Martorell. Se ele de fato pintou o retábulo, isso pode explicar a lacuna entre Martorell e o gótico internacional catalão. Não existe, entretanto, nenhuma evidência documentada de que ele tenha feito o retábulo, e a sua autoria é às vezes contestada.

Um dos primeiros trabalhos sobreviventes de Martorell, São Jorge matando o Dragão, que representa o santo padroeiro do artista, foi criada no começo da década de 1430, e já demonstra toda a complexidade de sua composição, da riqueza de cores e toda a fineza que só poderiam ser aplicados por um artista treinado com ele.

No mesmo período, Martorell também executou as ilustrações para o Saltério Ferial e o Livro de Horas, pintando a Predela da Paixão de Cristo. Os retábulos de São Vincente e Santa Lúcia foram pintados aparentemente em 1430.

No ano de 1437, Bernat recebeu a encomenda do retábulo de São Pere de Púbol, para ser entrega a igreja Púbol. Esse retábulo dedicado ao São Pedro, encontra-se hoje no Museu de Arte de Girona e é o único trabalho diretamente documentado produzido por Martorell.

Essa obra foi concluída somente no começo de 1440. Possui um estilo bem parecido e é encontrado no Retábulo de São João, que foi mantido na Igreja Paroquial de Vinaixa, bem como no Retábulo de São Miguel de La Pobla de Cérvoles. Este seu estilo mostra mais atenção aos detalhes do que os outros trabalhos feitos por Martorell.

Entre os anos de 1445 e 1452, Bernart Martorell prodduziu o Retábulo da Transfiguração da Catedral de Barcelona e o Retábulo Principal de Santa Maria del Mar na Catedral de Santa Maria del Mar.

Presume-se também que ele tenha fornecido modelo seguindo o qual o bordador Antonio Sadurní executou o Frontal do Altar de São Jorge, entre os anos de 1450 e 1451, que se mantém conservado na Capela de Sant Jordi do Palau de la Generalitat de Catalunya.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta