Home>Fotografia>Saiba a Diferença entre Foco e Profundidade de Campo

Saiba a Diferença entre Foco e Profundidade de Campo

Fotografar ao contrário dos que muitos pensam, não é só apertar no botão e pronto.  Por trás de cada fotografia, existem habilidades, horas e horas estudos, técnicas, criatividade, sair da zona de conforto e arriscar novas coisas. Com elas, somos capazes de recordar de reviver momentos passados e até mesmo atuais, que muitas vezes esquecemos. Em cada clique, existem técnicas que são usadas que facilitam a composição da imagem.

Você sabia o quanto alguns ajustes na hora de fotografar, podem fazer totalmente a diferença em seus cliques?

Para começarmos, nesse artigo vamos falar um pouco sobre foco e profundidade de campo. Aliás, o que seria de uma foto com qualidade e nitidez sem um bom foco e profundidade de campo ajustada, né?!

O foco é um dos principais ajustes na hora de fotografar fotos e /ou vídeos, ele melhora a qualidade da foto, proporcionando uma melhor visualização da imagem. Enquanto a profundidade de campo, determina o que na imagem ficará em foco e o que ficará desfocado.

 

Diferença entre foco x profundidade de campo

A profundidade de campo é a distância que o foco pode alcançar, ou seja, é a região da área a fotografar que ficará nítida, desde que corretamente focada. A lente foca em um ponto especifico e os demais pontos ficaram desfocados. 

Lembrando que a nitidez vai variar de acordo com a abertura do diafragma. Quanto maior for a abertura, menor será a profundidade e quanto menor for a abertura, maior será a profundidade de campo.

Já o foco, ele é um dos principais elementos na hora do seu clique, é ele quem promove uma maior nitidez do objeto a ser fotografado, sem ele, a foto não ficará boa e todo a nitidez da imagem será perdida.

 Apesar das câmeras atuais oferecer meios de ajeitar o foco através do modo automático, e muitos até optam por esse meio, já que aparentemente é mais fácil, o recomendado é fazer as capturas de tela através do modo manual, pode até parecer difícil, mas não é, a função manual permitirá a você obter fotos e/ou vídeos com mais exatidão, concedendo uma maior liberdade para você usar e abusar da sua criatividade.

 

5 dicas essências que vão deixar suas fotos mais legais e profissionais 

Pensando na dificuldade que algumas pessoas possuem para tirar foto, separei 5 dicas básicas, que fará TOTAL diferença na hora do seu clique.

  • Opte sempre pelo modo manual, assim você terá maior liberdade no manuseio das suas fotos.
  • Treine bastante a abertura do diafragma e profundidade de campo, sempre buscando fazer diferentes fotos de diversos ângulos.
  • Saiba fazer o foco certo na região a ser fotografada.
  • Busque sempre por locais claro, você terá ótimos resultados.
  • Procure um bom enquadramento. Cuidado com os cortes durante a foto, englobe todos os elementos essenciais na imagem.

 

Use essas dicas dado por nós e captura seus melhores momentos, eternizando cada clique! 

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta