Home>Arte>Um pouco sobre Mariana Massarani

Um pouco sobre Mariana Massarani

Mariana Massarini é uma renomada escritora e ilustradora brasileira. A artista é responsável pela ilustração de mais de duzentos livros, sendo a maioria livros para o público infantil e adolescente

 

A artista também é sócia da empresa Capa Dura em Cingapura, e junto com Roger Mello toca o projeto a alguns anos. As suas artes já foram expostas em diversas exposições e locais pelo Brasil e também no exterior. Países como a Itália, Alemanha, a Coreia do Sul e o Japão foram alguns dos locais onde as artes de Mariana passaram.

Como ilustradora e escritora, Mariana possui grandes contribuições para a cultura brasileira. Ao longo de sua carreira, foram diversos trabalhos consumidos pelas crianças e adolescentes do Brasil. Confira um pouco mais sobre a trajetória e carreira dessa importante artista.

 

Trabalho e carreira

Pouco se sabe sobre a juventude de Mariana Massarani. A artista nascida no Rio de Janeiro em 22 de abril de 1963 vem aprimorando e evoluindo a sua identidade artística desde nova.

Aliás, entre as características nos trabalhos de Mariana, se encontra um certo gosto pela combinação de pintura, desenhos e colagens nas suas ilustrações. 

Os traços das  suas obras costumam apresentar muita precisão, sendo bastante dinâmicos com a linguagem simples. Inclusive é possível achar as suas artes não apenas nas publicações (como nos  livros, as revistas e jornais) como também na área das artes aplicadas (padronagens, estampas e ilustração digital).

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, também conhecida como FAPERJ, desenvolveu um projeto chamado Rio de Janeiro em Mapas. Esse trabalho foi realizado junto a Mariana Massarini, que recriou os logradouros principais e as atrações históricas do município Campos dos Goytacazes.

A artista fez algumas ilustrações de construções bem notáveis da cidade. Esse é com certeza um dos trabalhos mais lindos de Mariana, pois é uma obra que mostra muito bem pontos de sua cidade natal.

Porém, esse não é o único trabalho renomado de Mariana Massarini. Entre as suas obras como ilustradora e escritora, se destaca: Victor e o Jacaré, de 1993, A Cidade Espacial de 2002, Banho! de 2006, Adamastor o Pangaré, de 2007 e Quando Pedro Tinha Nove Anos, de 2009.

Além desses, outras obras famosas entre o público infantil são de autoria de Mariana Massarini. Todas elas possuem características semelhantes, mas histórias e enredos diferentes. Os seus trabalhos buscam sempre atingir a criatividade e imaginação das crianças e dos jovens.

Mariana também tem cinco livros digitais lançados como app pela Manati. Eles estão disponíveis na App Store de todo o mundo; As obras são: Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, Mistureba, Arrepio! e A Princesa e o Sapo.

Enfim, são inúmeras obras que têm a autoria de Mariana Massarani. Desde as ilustrações, aos quadros ou até mesmo os livros. Todos esses trabalhos são renomados e já receberam inúmeros prêmios.

 

Premiações

É comum que, com tantas obras publicadas ao longo desses anos, Mariana tenha uma grande lista de premiações. Os prêmios são de reconhecimento à qualidade de seus trabalhos, mas também como reconhecimento às suas contribuições para a literatura brasileira.

Ela ganhou diversas vezes os prêmios Altamente Recomendado e O Melhor para Criança, da Fundação Brasileira do Livro Infantil e Juvenil. Além desses, Mariana também já ganhou o Prêmio Jabuti em diversas ocasiões. 

Conquistou várias vezes os prêmios Altamente Recomendado e O Melhor para Criança (da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Também recebeu o Prêmio Jabuti em várias oportunidades.

As suas obras Inês de 2016 e Se Eu Fosse…Um Bicho, Uma Planta Ou Até Um Objeto, Minha Vida Seria Muito Diferente, de  2017 foram uma das obras mais premiadas.

Além dessas premiações, Mariana já conquistou o selo White Ravens e o Prêmio FNLIJ 2015 pelas  suas ilustrações na obra Mania de Explicação.  O Troféu HQ Mix de 2004 também foi levado pela artista pela obra Não Existe Dor Gostosa, na qual ela foi a ilustradora oficial. 

Enfim, os prêmios refletem não só o sucesso mas como a importância de Mariana Massarani para a cultura brasileira. Os seus livros para o público jovem com certeza são inspirações e grandes motivadores para a leitura de um modo geral.

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta