Home>noticias-corporativas>Projeto Dodói auxilia tratamento humanizado para crianças com câncer

Projeto Dodói auxilia tratamento humanizado para crianças com câncer

São Paulo – SP 30/11/2021 – Desde a sua criação, o kit Dodói já ajudou mais de 8 mil crianças e está presente em mais de 40 hospitais públicos de todo o Brasil

Iniciativa da Abrale e do Instituto Mauricio de Sousa promove bem-estar a pacientes de todo o país

O bem-estar das crianças com câncer é um desafio para familiares e equipes de saúde em hospitais de todo o país. A leucemia é o tipo de tumor mais frequente na faixa etária dos 0 aos 19 anos. Os pacientes que tratam a doença enfrentam várias mudanças na rotina, especialmente por precisarem ficar longos períodos internados no hospital e por conta dos efeitos colaterais do tratamento, como a quimioterapia. Anualmente, cerca de 8,5 mil crianças são diagnosticadas com câncer no país.

Para promover um cuidado diferente e mais humanizado, a Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia e o Instituto Mauricio de Sousa desenvolvem, há 16 anos, o Projeto Dodói. Desde a sua criação, o kit Dodói já ajudou mais de 8 mil meninos e meninas e está presente em mais de 40 hospitais públicos de todo o Brasil.

O material lúdico, criado especialmente para a ação, inclui bonecos da Turma da Mônica, gibis, revista de atividades, jogos que auxiliam a expressar sensações e sentimentos, além de escala de dor e cartazes.

“É um desafio para os pais passarem para os filhos o que está acontecendo. E é importante que as crianças saibam a verdade para compreender melhor o procedimento e as etapas do tratamento. O kit ajuda a tirar o medo do desconhecido. A brincadeira ajuda nesse sentido”, afirma Merula Steagall, presidente da Abrale.

Existe um jeito melhor
Para este ano, a Abrale pretende levar o kit para ainda mais jovens, devolvendo às crianças com câncer a capacidade de sonhar, brincar, desenvolver sua criatividade e contribuir para que elas tenham um restabelecimento mais rápido e feliz.

Mostrando que #ExisteUmJeitoMelhor, o Instituto Mauricio de Sousa criou uma camiseta exclusiva para a campanha de arrecadação de recursos.

Influenciadores digitais foram convidados para vestir a camiseta e publicar uma foto nas redes sociais, marcando as hashtags #ProjetoDodói #ExiteUmJeitoMelhor e também a @abraleoficial.

Pessoas físicas também podem ser doadoras e contribuir para o projeto. A campanha tem como objetivo arrecadar R$ 150 mil, que serão destinados à compra dos Kits Dodói.

Além da distribuição, a aplicação e sucesso do programa dependem da capacitação dos profissionais de saúde, coleta e monitoramento dos dados e aperfeiçoamento contínuo.

Mais informações sobre o Projeto Dodói e doações podem ser acessadas em https://dodoi.abrale.org.br/.

Website: http://abrale.org.br

Deixe uma resposta