Home>noticias-corporativas>Crescimento do empreendedorismo gera impacto no setor de estética

Crescimento do empreendedorismo gera impacto no setor de estética

São Paulo 29/11/2021 –

O empreendedorismo na estética apresenta destaque. Trata-se de um mercado cheio de vantagens, com a possibilidade de fidelizar os clientes, oferecer uma mescla de serviços e produtos, além de ter uma alta demanda tanto do público masculino, como do feminino.

O segmento de beleza vem ganhando espaço no mercado nacional. Em 2019, o Brasil fechou com o número de meio milhão de empreendimentos estéticos, com alta de 10% no final do mesmo ano, chegando a R$ 107 bilhões, segundo a Exame. Esses números demonstram a crescente retomada do mercado de estética, e muitos pequenos empreendedores estão adotando esse segmento como uma nova profissão. Essa é uma opção de carreira para quem busca um novo cenário empregatício.

Pesquisa de mercado

O primeiro passo é estudar o mercado em que o negócio atua para responder as seguintes perguntas: Quais as tendências de mercado? Onde encontrar oportunidades de investimento? Quais os desafios?

Essas respostas serão a preparação para quem está se inserindo no mercado com pouca experiência, diminuindo os riscos e avaliando os ganhos. Outro tópico importante é definir um plano de negócio. É ele quem define o panorama do projeto, assim como as metas e objetivos a serem construídos. As informações desse documento serão fundamentais para tomada de decisões, e poderão ser alteradas quando necessário.

1. Capacitação profissional
O Brasil é um mercado que possui alta concorrência dos seus investidores. Por isso é fundamental manter a capacitação constante das habilidades profissionais, mantendo-se atualizado quanto às tendências do mercado. A equipe comercial é dividida de acordo com as diferentes responsabilidades de um negócio, é interessante que todos os integrantes, desde os funcionários até a equipe gestora; saiba a história da empresa e como cada setor atua, formando um grupo conciso e alinhado.

2. Como definir o nicho de um negócio?
O campo da estética promove serviços diversos, como procedimentos estéticos de renovação celular, tratamentos para imperfeições faciais, procedimentos para manchas; harmonizações, tratamentos com jato de plasma, como o plasmed . Identifica-se em qual especialidade determinada empresa atua para que se estabeleça em qual nicho está inserida, alinhando consequentemente qual público atende, desenhando a propaganda comercial de acordo com a linguagem desse grupo, e quais serviços serão ofertados. Outros fatores são as habilidades em potencial a serem desenvolvidas, qual a prospecção de mercado e o cenário financeiro que essa especialidade oferta; são dicas que facilitam na hora de definir a atuação de uma marca.

3. Construção de Network
Todo empreendedor precisa de uma rede de contatos, com fornecedores, investidores e como alcançar novos clientes. Por isso, é importante manter pesquisas atualizadas de eventos que trabalhem com temas de estética, palestras, cursos, materiais que renovam a perspectiva do mercado. O intuito é melhoria dos recursos profissionais de capacitação para criar uma rede de contatos que atendam a demanda comercial.

4. Atendimento ao cliente
Um dos grandes ensinamentos de Philip Kotler, pai do marketing moderno, “surpreenda seu cliente com seu atendimento”. Isso não significa fazer um serviço extra, mas criar demandas que incentivem o consumo dos próprios serviços da marca; como dicas de beleza e melhores cuidados após realizar um procedimento.

Website: http://www.hsmed.com.br

Deixe uma resposta