Home>Notícias>Trupe de Truões anuncia programação da 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta

Trupe de Truões anuncia programação da 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta

Uberlândia-MG 17/11/2021 –

Com o tema “Cinema e Audiovisual: Interações e Hibridismos – Edição Emergencial”, evento contará com 29 filmes, que serão exibidos, gratuitamente, na internet.

A 4ª Mostra de Cinema Casa Aberta promovida pela Trupe de Truões, Cia. de teatro de Uberlândia, interior de Minas Gerais começa no 19 de novembro e seguirá até o dia 27 do mesmo mês, no canal do grupo uberlandense no YouTube, conforme programação disponível no site da Trupe. Ao todo, serão exibidos 29 filmes, sendo 12 curtas infantojuvenis e 15 filmes selecionados no edital, que foi lançado em outubro deste ano.

Criada em 2017 pela Trupe de Truões, a Mostra de Cinema Casa Aberta surgiu do desejo da troca de saberes entre as linguagens do audiovisual e do teatro como espaço de descoberta de novas possibilidades de criação artística. Mal sabia o grupo teatral mineiro que esse projeto se tornaria emergencial em 2021, quando, em tempos pandêmicos, os artistas tiveram que se reinventar, levando o teatro para as telas.

“Quando criamos a Mostra, nós queríamos propor uma ponte entre o teatro e o cinema para avaliarmos o que cada linguagem pode emprestar a outra para que sejam traçados outros percursos criativos. Somado a isso, tínhamos o desejo de gerar um espaço para difusão da produção audiovisual, que não chega às salas de cinema”, explica o diretor da Mostra Ronan Vaz.

Agora em 2021, já na quarta edição do projeto, o tema escolhido foi “Cinema e Audiovisual: Interações e Hibridismos – Edição Emergencial”. “Emergencial porque, apesar de estarmos vivendo um cenário de incertezas e dores, sabemos que os artistas também se dispuseram a reinventar suas práticas e modos de criação, voltadas para a internet, para que fosse possível sobreviver sem deixar de fazer arte e ainda assim continuar inspirando e amenizando esse período tão difícil vivido por todos”, explica Ronan Vaz.

Segundo o diretor, mesmo online, a Mostra de Cinema Casa Aberta mantém sua proposta original de viabilizar o contato do público com diferentes obras audiovisuais. “O diferencial é que desta vez nem todas as obras compartilhadas foram criadas apenas na perspectiva do audiovisual/cinema. Veremos artistas diversos que, no diálogo com essa linguagem, estabeleceram outras formas de criação e compartilhamento que no momento ainda não pode ocorrer presencialmente”, comenta.

Programação

Ao todo serão 29 filmes exibidos, sendo que a Mostra Interações e Hibridismos é composta por 15 obras de diferentes linguagens artísticas selecionadas via edital e dois filmes convidados.

Além disso, a Mostra contará também com a parceria da Mostra Audiovisual de Cambuquira – Mosca, que pela primeira vez visita a Mostra de Cinema Casa Aberta e apresentará 12 filmes voltados para o público infantojuvenil, obras que tiveram destaque em suas últimas edições.

A Mostra proporcionará ainda momentos de diálogo e reflexão, por meio de um bate-papo com produtores audiovisuais, no primeiro dia do evento (19/11), às 20 horas, uma palestra, no dia 22/11, às 20 horas, com o tema: “Os desafios da produção audiovisual: Caminhos, atalhos e desvios”, ministrada pelo jornalista e documentarista Paulo Morais, e, para encerrar, um show ao vivo com a artista Natânia Borges.

“Todo esse conteúdo é apenas um ponto de partida para aguçarmos a nossa imaginação e pensamento crítico tão necessário no Brasil dos tempos atuais. Mesmo que virtualmente, nosso esforço centrou-se em mantermos a casa aberta para que os diálogos poéticos continuem construindo novas possibilidades de vida”, conclui Ronan Vaz.

Apoio

A Mostra de Cinema Casa Aberta é viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio do Instituto Algar. Na Mostra, cada um dos trabalhos selecionados no edital receberá o cachê de R$500,00 como forma de incentivo.

Serviço:

O quê: Mostra de Cinema Casa Aberta

Quando: 19, 22, 23, 24, 25, 26 e 27 de novembro

Onde: Canal da Trupe de Truões no YouTube

Programação Completa: Link: http://trupedetruoes.com.br/mostradecinema/

Website: http://trupedetruoes.com.br/mostradecinema/

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta