Home>Cultura>Música>Mercado de música cresce 24,5% no país durante a pandemia

Mercado de música cresce 24,5% no país durante a pandemia

São Paulo – SP 12/11/2021 – Sou apaixonado por pisadinha e sertanejo e, para mim, sempre foi um sonho fazer o som que estou fazendo agora

Subgênero do forró, ‘‘pisadinha’ tem ganhado força nas paradas de sucesso nos últimos anos; cantor paulistano aposta na força do novo estilo musical para impulsionar carreira

A música esteve presente no dia a dia de quarentena e isolamento social de grande parte dos brasileiros durante a pandemia de Covid-19. Indicativos da IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica) revelam que o segmento cresceu 24,5% no país em 2020, alavancado pelo aumento do consumo dos serviços de streaming.

Ainda de acordo com os dados da IFPI, o Brasil é um dos países em que o mercado fonográfico mais se destacou ao longo da crise sanitária, já que o crescimento médio mundial foi de apenas 7%.

Em um período marcado por palcos vazios e fortalecimento do streaming, gêneros como o forró – o que inclui a ‘pisadinha’, subgênero do estilo musical, também conhecido como ‘piseiro’ – ganharam a cena. Conforme dados do Spotify, serviço de streaming, em 2020 o forró passou do 6º para o 4º lugar entre os estilos mais ouvidos no Top 200 do Brasil.

Para Eduardo Burgui, conhecido como Dudu Original, cantor paulistano que já soma mais de 2 milhões de views nas plataformas digitais, a música tem sido uma importante aliada em tempos de crise sanitária.

“No período crítico de pandemia, marcado pelo isolamento social, não só eu como a maioria dos brasileiros passou a escutar mais músicas, assistir lives, acompanhar mais artistas. Com certeza, a música é a melhor terapia para qualquer coisa ou qualquer situação da vida”, afirma.

Música traz esperança de dias melhores, diz cantor

Dudu Original, que tem funks entre os hits já lançados, acredita que a pisadinha tem sido um fenômeno no Brasil em tempos de pandemia, pois é uma música que traz esperança de dias melhores. “É uma música alegre”, diz.

O cantor diz, ainda, que o período de maior isolamento social da pandemia permitiu que ele refletisse e pudesse se reinventar dentro de sua carreira artística, buscando novos desafios – foi assim que ele passou a investir no sertanejo e no piseiro.

“Decidi depositar minhas energias no que realmente gosto de cantar, no que vai me fazer feliz e estimular a melhorar sempre. Sou apaixonado por pisadinha e sertanejo e, para mim, sempre foi um sonho fazer o som que estou fazendo agora”, declara.

Na visão do artista, a música tem um papel fundamental em momentos difíceis e pode ajudar as pessoas em seus desafios.

“Com a música, podemos dar alegria, consolo, e mudar o dia de alguém. E eu quero fazer isso. Quero mudar a vida das pessoas, transmitindo mensagens positivas que possam fazer a diferença”, diz.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/duduoriginaal/

Website: https://www.instagram.com/duduoriginaal/

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta