Home>noticias-corporativas>Campanha orienta crianças sobre uso seguro de elevador e escada rolante

Campanha orienta crianças sobre uso seguro de elevador e escada rolante

Guaíba (RS) 18/10/2021 – Idealizada pela TK Elevator, a ação já impactou mais de 200 mil pessoas nos últimos oito anos e é referência no calendário de outubro, mês das crianças

Game, gibi e vídeos são os conteúdos disponíveis no formato digital da campanha que destaca atitudes preventivas para serem aplicadas no dia a dia

Com a reabertura das atividades presenciais, devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19, as crianças estão voltando a frequentar os lugares públicos, como shopping centers, entre outros. Neste cenário, é ainda mais importante reforçar as medidas de segurança no uso de elevadores, escadas e esteiras rolantes, equipamentos presentes no nosso dia a dia, inclusive para quem mora em condomínio.

Aos poucos, velhos hábitos voltam a fazer parte do imaginário infantil, como brincar no elevador, apertando vários botões para depois sair correndo; chamar dois ou mais elevadores; esconder-se do amigo descendo em outro andar e depois fugir pelas escadas. Com as escadas rolantes não é diferente. Encantadas com o movimento desses equipamentos, as crianças adoram subir e descer os degraus no sentido contrário e deslizar pelo corrimão. Mas, esses equipamentos não são brinquedos e como não tem essa percepção, a criança pode ficar exposta diante de um fato inesperado, como uma paralização do elevador por queda de energia ou um tropeço no degrau da escada rolante.  

Atitudes seguras, portanto, são fundamentais, como também a adoção das medidas que passaram a integrar o sobe e desce e merecem atenção. O uso de máscaras é fundamental por conta dos protocolos de saúde e de etiqueta respiratória, como também a higienização das mãos antes e após sair do elevador e depois de usar a escada ou esteira rolante. Além disso, sempre que possível, é recomendado aguardar o elevador com menor quantidade de passageiros e não deixar de usar o corrimão das escadas e esteiras por medida de segurança. 

Essas e outras orientações integram a ação Faça a Coisa Certa que chega à 14ª edição com o mesmo propósito: orientar as crianças e os pré-adolescentes de 6 a 12 anos e conscientizar os pais e os responsáveis sobre como usar de forma correta e segura os equipamentos de mobilidade. Idealizada pela TK Elevator, a ação já impactou mais de 200 mil pessoas nos últimos oito anos e é referência no calendário de outubro, mês das crianças.

Interatividade e informação

Com a finalidade de engajar os pequenos, o destaque da ação é o aplicativo Faça a Coisa Certa, jogo para baixar no celular ou tablet e disponível nas versões iOS e Android. O game possibilita a imersão em um conteúdo informativo de forma divertida, buscando reforçar a atenção para as dicas de segurança.

A novidade deste ano é uma nova personagem, a pré-adolescente Elevita, que passa a fazer companhia à dupla Super-Zero e Segurita nas aventuras e dicas de segurança nos materiais da campanha. Em linha com as novas medidas de saúde, os personagens usam máscaras e reforçam a importância de tomar a vacina, principalmente junto aos adolescentes de 12 a 17 anos, grupo que consta no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO) contra a Covid-19.

“Nosso compromisso é com a segurança das pessoas que usam os nossos equipamentos diariamente. A nova personagem reforça o combate às práticas inseguras, bem como traz esse olhar para a diversidade, para que todas as crianças e pré-adolescentes se sintam representados na campanha”, afirma Helder Canelas, Head de Serviços da TK Elevator na América Latina.

Além do game, a campanha possui outros materiais para auxiliar no processo educativo, como o gibi Super-Zero, Segurita & Elevita em Busca da Segurança e vídeos disponíveis para download. Neles, os personagens ensinam de forma lúdica como usar corretamente os equipamentos e podem ser compartilhados em casa com os pais e até na escola com os professores.

Faça a Coisa Certa

Não é comum o registro de acidentes com crianças em elevadores e escadas rolantes e não existem dados específicos sobre esse assunto. Mas seja qual for a situação é importante que um adulto sempre acompanhe a criança, que os espaços para o público infantil sejam adaptados, que hábitos inseguros sejam inibidos por meio de leis e fiscalizações; e que as políticas públicas em prol da prevenção sejam colocadas em prática.

Em algumas cidades, crianças menores de 10 anos só podem usar os elevadores se estiverem acompanhadas de um adulto, em conformidade com leis municipais. Para as escadas e esteiras rolantes, a Norma Brasileira (NBR NM 195/1999) determina o uso de avisos de alerta sobre situações de perigo nos locais onde estão instalados, para chamar a atenção da população. Adesivos fixados próximos às escadas rolantes também são usados para indicar as situações que são proibidas. Independente do aspecto legal, algumas orientações são importantes para uma relação segura com o elevador.

Conteúdos da Ação Faça a Coisa Certa:

https://www.tkelevator.com/br-pt/empresa/fa%C3%A7a-a-coisa-certa/

Faça a Coisa Certa

? Não se apoiar e nem se debruçar sobre o corrimão da escada rolante;

? O corrimão da escada rolante não deve ser usado como escorregador;

? Não correr, subir ou descer no sentido contrário ao fluxo da escada rolante;

? Não sentar nos degraus da escada rolante;

? Não apoiar os pés sobre o rodapé das escadas rolantes;

? Não brincar, nem pular dentro do elevador;

? Sempre respeitar a lotação máxima dos elevadores;

? Apenas apertar o botão de destino do elevador. Caso contrário, o elevador vai parar em vários andares, prejudicando quem realmente precisa do equipamento;

? Não segurar a porta do elevador;

? Se for descer por último fique no fundo do elevador.

Fonte: TK Elevador

Website: http://www.tkelevator.com

Deixe uma resposta