Home>Notícias>Lançamentos Intrínseca – Setembro

Lançamentos Intrínseca – Setembro

O mês de setembro chegou com diversos lançamentos para nós, leitores, aproveitarmos

 

Abaixo, separamos alguns lançamentos que a Editora Intrínseca lançará este mês. Escolha sua opção e prepare-se para mais uma aventura literária.

 

A cilada da meritocracia

Daniel Markovits

LANÇAMENTO EM 3 DE SETEMBRO DE 2021

A ideia de meritocracia pode parecer o modelo mais justo para substituir a aristocracia. Hoje, porém, em sociedades tão marcadas por desigualdades, como é o caso do Brasil, esse conceito tem sido questionado.
Daniel Markovits analisa a fundo a sociedade norte-americana e destrincha como a meritocracia, no fim das contas, é prejudicial para todos, inclusive para a elite. Isso porque esse ideal acabou se transformando exatamente  naquilo que foi concebido para combater: um mecanismo de concentração de riqueza e privilégios. A mobilidade para ascender socialmente tornou-se uma fantasia, e a classe média está mais propensa a afundar na pobreza do que a se tornar parte da elite.
Ao mesmo tempo, o conceito de meritocracia seduz até os que conseguem trilhar a duras penas um caminho bem-sucedido. E, além de acirrar a luta de classes, esse sistema ainda abre espaço para o surgimento de lideranças populistas. Tendo passado a vida em universidades de elite, o autor conhece por dentro o sistema corrosivo em que a sociedade norte-americana está aprisionada.
A cilada da meritocracia não apenas revela o funcionamento dessa engrenagem, como também demonstra quais seriam os primeiros passos que poderiam nos levar em direção a um mundo capaz de proporcionar dignidade e prosperidade às pessoas.

Hamnet

Maggie O’Farrell

LANÇAMENTO EM 8 DE SETEMBRO DE 2021

Poucas informações sobre a biografia de William Shakespeare resistiram ao tempo. Filho de um luveiro caído em desgraça em uma pequena cidade da Inglaterra, casou-se com uma mulher mais velha, detentora de um generoso dote. Tiveram uma filha e um casal de gêmeos, em um matrimônio marcado pela distância.
É a partir dessas referências que Maggie O’Farrell cria magistralmente a história de Agnes, uma mulher excêntrica e selvagem que costumava caminhar pela propriedade da família com seu falcão e tinha dons extraordinários, como prever o futuro, ler pessoas e curá-las com poções e plantas. Após o casamento, ela se torna uma mãe superprotetora e a força centrífuga na vida do marido, que seguira para Londres com o objetivo de se estabelecer como dramaturgo.
A vida do casal é severamente abalada quando o filho Hamnet sucumbe a uma febre repentina, no meio de um surto de peste bubônica. Um retrato brilhante de um casamento, uma evocação devastadora de uma família destroçada pelo luto e uma reconstituição delicada e memorável de um menino cujo nome intitula uma das peças mais celebradas de todos os tempos. Hamnet é encantador, sedutor, impossível de largar.

Amor & azeitonas

Jenna Evans Welch

LANÇAMENTO EM 13 DE SETEMBRO DE 2021

O que a lenda de uma cidade submersa tem a ver com a vida de uma adolescente? No caso da greco-americana Liv Varanakis, a resposta é tudo. Quando era pequena, Liv e seu pai passavam horas tentando descobrir a localização de Atlântida, mas, desde que ele foi embora sem explicação, ela evita pensar nisso a todo custo.
Com dezessete anos, Liv tem uma nova vida, um novo namorado e está muito bem, obrigada. Até que um cartão-postal amassado chega de Santorini. Nele, seu pai explica que está gravando um documentário sobre Atlântida e que mandou uma passagem para Liv ir até a Grécia ajudá-lo. Agora, ela terá que deixar tudo para trás e embarcar rumo ao desconhecido. O reencontro traz à tona milhares de perguntas e emoções, e, para piorar, Theo, o assistente charmoso de seu pai, insiste em filmar esses momentos constrangedores. Pelo menos Liv pode aproveitar a ilha paradisíaca cheia de encantos. Porém, a garota começa a desconfiar de que não foi Atlântida que a trouxe até ali, e sim algo muito mais importante.
Com 150 mil exemplares vendidos no Brasil, as histórias de Jenna Evans Welch trazem protagonistas que desbravam o mundo em uma verdadeira jornada de amadurecimento, com direito a segredos de família e romances inesquecíveis. Após conquistar corações com Amor & gelato, que se passa na Itália, e Amor & sorte, que explora as paisagens da Irlanda, é a vez de nos apaixonarmos por uma ilha grega repleta de mistérios em Amor & azeitonas.

O homem que morreu duas vezes

Richard Osman

LANÇAMENTO EM 16 DE SETEMBRO DE 2021

As quintas-feiras agora são o melhor dia da semana. Com os crimes mais recentes solucionados, o Clube do Crime das Quintas-Feiras encontra-se em uma maré de tediosa normalidade. Mas não por muito tempo. Quando Elizabeth recebe a carta de um velho conhecido, sabe que está diante de um belo mistério.
O agente do serviço secreto sessentão, com quem a ex-espiã tem uma longa história, acaba de cometer um erro terrível e precisa da ajuda dela. Joyce, Ibrahim e Ron são então convocados para  acompanhá-la em uma aventura que envolve diamantes roubados e a máfia. Logo os quatro amigos se deparam com mortes em circunstâncias suspeitas, e a missão se transforma em uma busca por um assassino implacável. E se eles encontrarem os diamantes… Bem, aí seria um bônus.
A vida de septuagenários aposentados realmente não é moleza. Envolvido em mais um mistério, o grupo de detetives amadores vai lidar com assaltos, reuniões regadas a vinho e bolo, arrependimentos antigos e decisões cruciais, como adotar ou não um cachorro. Mas será que encontrarão o culpado antes que se tornem vítimas?

Canção da mudança

Amanda Gorman

LANÇAMENTO EM 21 DE SETEMBRO DE 2021

Com o poema “The Hill We Climb”, Amanda Gorman mostrou toda a força de seus versos durante a cerimônia de posse presidencial americana. Ativista em prol da educação, do meio ambiente e da equidade racial, a aclamada poetisa estreia na literatura infantil com uma obra rica e potente, que convida as crianças a construir um mundo mais inclusivo.
Uma jovem corajosa não teme a mudança. Ela sabe que o medo é paralisante e que o novo traz também a esperança. Em uma jornada musical, a menina descobre o legado da ancestralidade, o valor da tolerância e do amor, e encontra personagens que, juntos, percebem que, quando unimos diferentes vozes, temos mais força para escrever a história.
Belamente ilustrado pelo renomado artista Loren Long, Canção da mudança é uma obra inspiradora e comovente, além de um chamado à ação. Com sensibilidade, Amanda Gorman compõe uma melodia esperançosa e evidencia que, independentemente da idade, todos temos o poder de fazer algo para mudar o mundo.

História de uma vacina

Sue Ann Costa Clemens

LANÇAMENTO EM 29 DE SETEMBRO DE 2021 (História Real)

Em menos de um ano, ela levantou do zero o financiamento para os testes da vacina Oxford/AstraZeneca no Brasil. Sue Ann Clemens, médica, professora e pesquisadora brasileira, foi responsável por coordenar os estudos nos cinco centros de testagem do imunizante instalados em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília e Santa Maria.
O empreendimento que fez do Brasil peça fundamental para a comprovação da eficácia da vacina, possibilitando a agilidade das aprovações de uso ao redor do mundo e abrindo portas para garantir a oferta de doses para o país. Em História de uma vacina, a autora, docente de Oxford e criadora do primeiro mestrado em vacinologia do mundo, na Universidade de Siena, conta a trajetória do estudo brasileiro desde as primeiras conversas com universidade até a chegada dos primeiros lotes de vacina aplicados no país. Sem se prender a tecnicidades, ela fala dos dos desafios de realizar em tempo recorde um estudo clínico dessa dimensão, sob os holofotes da mídia, dos governos e da opinião pública.
Dificuldades técnicas, falta de vacinas, entraves burocráticos e políticos dividem as páginas com as vitórias da pesquisa e a superação diária de um time de profissionais formado sobretudo por mulheres. Para além dos holofotes que a pandemia de Covid-19 jogou sobre o tema, História de uma vacina é um relato sobre o real valor da pesquisa científica, a dificuldade de empreendê-la e sobre o quanto é possível evoluir quando ciência e investimento se aliam na mesma direção. No relato inspirador de Sue Ann Costa Clemens e no sucesso do estudo Oxford-Brasil está um inegável exemplo.

As desolações do Recanto do Demônio (O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares – Vol. 6)

Ransom Riggs

LANÇAMENTO EM 30 DE SETEMBRO DE 2021

Com uma combinação encantadora de mistério, romance, aventura, viagem no tempo e uma sombria seleção de fotografias antigas, a série O lar da srta. Peregrine para crianças peculiares tornou-se um sucesso absoluto e vendeu mais de 600 mil exemplares no Brasil. Agora, chegou o momento de conhecer o destino de Jacob Portman e seus amigos peculiares. No sexto e último livro da série, As desolações do Recanto do Demônio, Jacob e Noor estão de volta ao lugar onde tudo começou: a casa de seu avô. Eles não fazem ideia de como escaparam da fenda de V. e foram parar na Flórida, mas de uma coisa têm certeza: Caul ressuscitou do mundo dos mortos. Após fugirem de um etéreo, eles vão ao encontro da srta. Peregrine e dos amigos no Recanto do Demônio.
O lugar tem sido assolado por pragas inimagináveis, as chamadas desolações, uma demonstração assustadora da força do exército maldito que Caul vem reunindo para destruir de vez os peculiares. O apocalipse se aproxima, e só os sete peculiares citados na profecia podem impedi-lo. O problema é que, além de Noor, não se sabe quem são os outros seis e muito menos onde encontrá-los. Agora, os peculiares e as ymbrynes precisam decifrar pistas enigmáticas e garantir que a menina chegue em segurança ao lugar onde se reunirá com os outros escolhidos.
Nesta conclusão épica e emocionante, Jacob e seus amigos precisarão se unir para atravessar uma das fendas temporais mais sombrias da história e enfrentar o poder avassalador de seu maior inimigo.
Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta