Home>noticias-corporativas>Cuidados com idosos no inverno devem aumentar durante a pandemia

Cuidados com idosos no inverno devem aumentar durante a pandemia

São Paulo, SP 30/7/2021 – Os idosos estão mais propensos às doenças de inverno, principalmente as de vias respiratórias, como o resfriado, gripe, sinusite e rinite

Especialista da Cora Residencial Senior explica os cuidados e como mantê-los saudáveis nas baixas temperaturas

O inverno é responsável pelas temperaturas mais baixas do ano. Por isso, os cuidados com idosos devem ser redobrados para evitar a baixa imunidade e as doenças decorrentes do frio, de acordo com Joely Luiza Malachia, enfermeira especialista e coordenadora de Qualidade da Cora Residencial Senior.

“Com as baixas temperaturas e o tempo seco, os idosos estão mais propensos às doenças de inverno, principalmente as de vias respiratórias, como o resfriado, gripe, sinusite e rinite. Geralmente, os ambientes costumam ficar fechados (para evitar a dissipação do calor), promovendo a contaminação por vírus, bactérias e germes”, informa Joely.

Atenta à questão, a Cora Residencial promove anualmente a Campanha de Vacinação contra a Influenza, estimulando residentes, seus familiares e os profissionais da instituição a se vacinar. “A vacinação contra influenza é uma preocupação real, uma vez que os idosos contraem gripes e resfriados durante o inverno com mais facilidade. Por isso, cuidadores e familiares com idosos em casa, fiquem atentos ao calendário de vacinação. Mesmo com a pandemia pelo novo coronavírus, a vacinação contra a gripe é necessária”, afirma a especialista.

A circulação do ar em ambientes fechados, somada às baixas temperaturas da própria estação, acaba gerando o risco de hipotermia nos idosos, que é a baixa temperatura corporal. E aí está o perigo: quando o corpo está aquém da temperatura ideal, pode causar arritmias cardíacas, infarto e outras doenças relacionadas ao coração.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai abaixo de 36,8 graus – já abaixo de 29 existe o risco iminente de morte. Os sintomas mais comuns são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio. Porém, em fases mais avançadas, o idoso pode apresentar fala enrolada, perda de consciência e choque.

Manter o diálogo aberto

De acordo com Joely, é preciso manter o diálogo aberto com o idoso, reforçando a importância de determinados cuidados e porque eles devem ser seguidos à risca.

“Quando chegou o inverno, criamos na Cora ambientes de acolhimento, com mantas, chás e outras comidinhas quentes para esquentar a todos no inverno. É preciso acolher a todos com amor e cuidado, lembrando-se das necessidades de cada um. Por isso, entre as atividades promovidas no inverno, estão as rodas de conversa, momento de todos exporem suas visões e necessidades em prol do bem-estar individual e da comunidade”, finaliza a especialista.

Como manter a saúde dos idosos no inverno

1. Promover uma alimentação equilibrada, com frutas, legumes e verduras.
2. Mesmo que o idoso não tenha sede, incentivar a ingestão de líquidos, como água, sucos e vitaminas, além de bebidas quentes, entre as quais chás, sopas e caldos.
3. Com o clima seco, é necessária a hidratação da pele, com cremes, evitando o ressecamento e sensibilidade. Este cuidado deve ser diário.
4. Estimular o uso de roupas e acessórios adequados para a estação, que devem ser quentes e aquecidos, como gorros, toucas e meias, além do uso de mantas e cobertores durante o repouso.
5. Banho de sol: é essencial para que o corpo mantenha a produção de vitamina D, pois a falta dessa substância enfraquece os ossos, aumentando assim o risco de quedas. Encaminhar os idosos para o banho por 15 minutos no período da manhã.
6. Promover atividades (individuais e em grupo) e exercícios de alongamento.
7. Acompanhamento médico regular, principalmente se o idoso for portador de hipertensão arterial, diabetes e condições crônicas.

Website: https://corasenior.com.br/

Deixe uma resposta