Home>noticias-corporativas>Quais são os benefícios da facilitação gráfica para empresas?

Quais são os benefícios da facilitação gráfica para empresas?

Curitiba, PR 26/5/2021 –

A facilitação gráfica traduz e transforma as ideias centrais de um discurso em imagens e textos registrados em um painel elaborado em tempo real.

De forma simples, a facilitação gráfica se tornou conhecida como um recurso eficiente para tornar eventos, reuniões, workshops e conferências, entre outras situações, algo mais dinâmico e eficiente. Com o uso de equipamentos tecnológicos, como tablets, iPads e computadores, essa alternativa de interação ficou muito mais prática de ser implementada, visto que é possível ilustrar discussões e apresentações em tempo real e com uma qualidade muito maior (e mais rápida) que quando feitas à mão.

Aliás, o que diferencia a facilitação gráfica manual da digital está, essencialmente, na maneira como o público poderá interagir e experienciar os gráficos criados. Isto é, ela é muito mais limitada quando feita manualmente , mas quando realizada digitalmente, permite um nível de interação muito maior.

Alguns dos benefícios e vantagens de levar os recursos da facilitação gráfica para o dia a dia de uma empresa envolvem várias linhas, incluindo:

1. O facilitador/apresentador de uma reunião tem um recurso gráfico que permite tornar as ideias visíveis para todos, de maneira que o entendimento dos envolvidos seja amplo.

2. O público tem acesso aos detalhes da ilustração em tempo real. Por exemplo, em uma reunião os participantes poderão ter uma percepção melhor sem que haja perda de tempo ou confusão de ideias.

3. A facilitação gráfica digital não requer muito espaço para ser implantada. Além disso, exige bem menos do profissional responsável, afinal, ele não terá que lidar com grandes painéis e suportes. Na digital, a empresa pode melhorar ainda mais a experiência dos participantes, por exemplo, disponibilizando um aplicativo para que todos acessem os gráficos imediatamente após a conclusão.

4. A facilitação gráfica digital pode ser usada tanto para apresentações presenciais quanto para virtuais, a exemplo de um curso ou workshop online promovido pela empresa. Nessa situação, por exemplo, quem entra na sala virtual pode acompanhar a construção gráfica conforme ela vai sendo feita, lembrando que também é transmitida ao vivo durante a live.

5. Sempre estarão disponíveis e poderão ser usadas, posteriormente, a qualquer momento. Pelo fato de a facilitação gráfica ter sido feita por meio de ferramentas digitais, os arquivos podem ser carregados em um servidor, armazenados e compartilhados. Isso significa que as pessoas que não tiveram a oportunidade de acompanhar tudo ao vivo, poderão revisitar essas gravações gráficas em seus dispositivos.

6. Em reuniões em grupo, a facilitação gráfica digital pode ser consultada em computadores pessoais e smartphones para ajudar na transmissão das informações aos participantes. Essa praticidade é uma ferramenta extremamente útil no caso de palestras ou apresentações em uma empresa onde observações mais precisas devem ser passadas aos participantes.

7. Em reuniões em empresas nem sempre é fácil garantir que todos mantenham o foco. Contar com um serviço de um facilitador gráfico digital ajudará a conduzir a atenção de todos os envolvidos.

Para que a facilitação gráfica realmente contribua para tornar os eventos e ações dentro da empresa mais envolventes e interativos, é preciso considerar um profissional capacitado para isso. Por fim, a criatividade dos envolvidos também é incentivada.

Mais informações em https://www.peppedesign.com/

Website: https://www.peppedesign.com/

Deixe uma resposta