Home>noticias-corporativas>Prevenção e tecnologia são aliadas contra os furtos e roubos de veículos

Prevenção e tecnologia são aliadas contra os furtos e roubos de veículos

São Paulo, SP 5/5/2021 –

Em média, 12 veículos são roubados ou furtados a cada hora apenas no estado de São Paulo.

Mesmo com as restrições de circulação das últimas semanas, carros, motos e outros veículos continuam sendo alvos de ações criminosas em todo o estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, somente em janeiro e fevereiro de 2021 foram registrados 5.259 roubos e 11.981 furtos de veículos – um total de 17.240 ocorrências.

Esses números significam que, em média, 12 veículos são roubados ou furtados por hora. A Secretaria de Segurança Pública ainda informa que esse tipo de ação criminosa é o segundo roubo mais comum em todo o estado, correspondendo a 12,5% do total de ocorrências. Este número só é menor do que o roubo a transeuntes.

Outros dados da secretaria mostram que houve uma redução nos índices de crimes a veículos durante a pandemia, especialmente nos meses de abril e maio de 2020. A quantidade de roubos e furtos em abril do ano passado, por exemplo, caiu 45% em comparação a janeiro do mesmo ano. Os índices, porém, especialmente a partir de julho de 2020, voltaram a subir consideravelmente. Em dezembro do ano passado e em janeiro e fevereiro deste ano, a média de roubos e furtos foi 41% maior do que em abril de 2020, mês com os menores números desde o início da pandemia.

Mais segurança contra crimes

Rastreadores são opções de alta tecnologia que oferecem aos motoristas mais chances de recuperar veículos em caso de roubos ou furtos. Especialista no setor, a empresa de rastreamento, localização e recuperação de veículos Dr. Localiza aponta que, de acordo com seus dados coletados, já recuperou mais de 500 mil veículos pois efetivamente fazem e cumprem as necessidades técnicas e contratuais para que o rastreador efetivamente funcione.

Algumas medidas simples de prevenção podem ajudar na inibição dos criminosos. “Somente em 2020, na capital de São Paulo, foram mais de 43 mil veículos furtados. Simples atitudes preventivas, como verificar se o carro foi realmente trancado, podem ajudar a minimizar muito esse tipo de ação”, explica Patrícia Jardim, Diretora da Dr. Localiza.

Dar preferência a estacionamentos fechados, escolher ruas com boa iluminação na hora de estacionar, não deixar dentro do veículo itens de valor que possam atrair a atenção e estar atento ao movimento em redor quando estacionar são outras atitudes que podem, e muito, ajudar a prevenir a ação de criminosos.

No caso de assaltos, a principal recomendação do Manual de Auto Proteção da Polícia Militar do Estado de São Paulo é não reagir. Mesmo que seja apenas um assaltante realizando a abordagem, ele pode ter outras pessoas fazendo sua cobertura. Portanto, a orientação é que a vítima obedeça a tudo o que lhe for pedido. Além disso, deve evitar olhar os criminosos nos olhos, não discutir e tentar manter a calma. Os movimentos devem ser lentos e a pessoa não deve intervir de forma alguma para evitar o roubo. Após a ocorrência, a vítima deve procurar imediatamente a polícia, ligando para o 190, e acionar sua empresa parceira de recuperação veicular ou seguro, se for o caso.

Outra informação que pode ser útil na prevenção de crimes é escolher veículos que não são tão visados por criminosos. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), os cinco veículos mais roubados no Brasil em 2020 foram, nesta ordem, o Hyundai HB20, o Chevrolet Onix, o Toyota Corolla, o Volkswagen Gol e o Renault Sandero.

Uma nova solução

A empresa de rastreamento e localização de veículos Dr. Localiza tem apostado em novas tecnologias e inovações. De acordo com relatórios da empresa, com a ajuda da inovação em tecnologia de ponta, a empresa chegou a 100% na taxa de recuperação de veículos e com isso são mais de 500 mil automóveis recuperados em todo o Brasil.

Soluções corporativas

Os benefícios da tecnologia são ainda maiores para as empresas, que podem optar pelo monitoramento de toda a frota, diminuindo os custos e melhorando a logística do negócio.

Para saber mais informações basta acessar www.drlocaliza.com.br

Fontes:

Dr.Localiza

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo – www.ssp.sp.gov.br

Manual de Auto Proteção da Polícia Militar do Estado de São Paulo – www.ssp.sp.gov.br/media/documents/ssp_manual-seguranca.pdf

Superintendência de Seguros Privados – www.novosite.susep.gov.br

Website: http://www.drlocaliza.com.br

Deixe uma resposta