Home>noticias-corporativas>Pet shops: precauções podem evitar danos à saúde dos animais

Pet shops: precauções podem evitar danos à saúde dos animais

São Paulo – SP 4/5/2021 –

Em pet shops existem ambientes que necessitam de um cuidado maior em relação à umidade do ar. Locais como banho e tosa, estoque de medicamentos e alimentos, estão sujeitos aos danos causados pela alta umidade.

O Brasil possui um dos maiores mercados de produtos pet do mundo. Ocupa a terceira posição, atrás apenas dos EUA e da China. Segundo o Instituto Pet Brasil, em 2020, o setor apresentou um faturamento de aproximadamente R$ 40 bilhões.

Quer seja em pequenas unidades dispersas pelos bairros, quer seja nas grandes redes, os produtos destinados aos animais de estimação estão em alta, com mais de 30 mil lojas existentes por todo o país, conforme afirma o Instituto Pet Brasil.

Para oferecer produtos e serviços de qualidade, é importante que o pet shop observe com rigor os protocolos de higiene e qualquer outra variante que envolve o material comercializado, ou serviço prestado. A alta umidade sempre deve ser motivo de atenção em um pet shop, uma vez que pode trazer danos que poderão afetar diretamente o bem-estar dos bichos.

O armazenamento correto de alimentos nas lojas é de extrema importância. Em condições inadequadas, como o contato direto com o chão ou mesmo paredes, as rações podem sofrer com os efeitos da umidade. Essa prática pode levar à contaminação por microrganismos que comprometem a saúde dos animais.

O excesso de umidade faz com que os alimentos se deteriorem pela ação do bolor e até mesmo do mofo, que destrói toda e qualquer matéria orgânica. Uma vez contaminados, os alimentos não podem ser comercializados, o que representa prejuízos ao negócio. O ideal é que os alimentos sejam acondicionados em prateleiras, locais bem arejados e com os níveis de umidade controlados em até 60%.

Outro local que merece cuidados especiais é o destinado ao banho e tosa. A umidade do ar pode levar à proliferação de microrganismos como fungos e bactérias. O ambiente úmido também pode favorecer a existência de pulgas e carrapatos.

 

Medicamentos armazenados

Tanto pequenos pet shops quanto as grandes redes, podem ter serviço de farmácia veterinária. Geralmente, esses estabelecimentos contam também com o trabalho profissional de um veterinário, o que, muitas vezes, resulta na indicação de medicamentos.

Vacinas, antifúngicos, vermífugos, antiparasitas e uma série de outros medicamentos veterinários são armazenados nessas farmácias. Para que eles sejam mantidos com sua integridade e qualidade, são necessárias medidas como evitar a umidade alta, que resulta na proliferação de microrganismos como ácaros, bactérias e fungos.

Muitos medicamentos, inclusive são higroscópicos, como acontece, por exemplo, com substâncias em pó, drágeas ou mesmo cápsulas. Daí a necessidade de se manter a umidade sob rigoroso controle.

O desumidificador de ar Desidrat é uma das ferramentas que, por exemplo, previne a proliferação de ácaros, fungos e bactérias na área de banho e tosa, evita o excesso de umidade e a contaminação de alimentos, além de manter a qualidade dos medicamentos e suplementos.

Para saber mais sobre os benefícios do controle de umidade em pet shops, basta acessar: https://www.thermomatic.com.br/aplicacoes/desumidificadores-para-pet-shop.html

Website: https://www.thermomatic.com.br/

Deixe uma resposta