Home>Literatura>A Invenção de Morel

A Invenção de Morel

A invenção de Morel foi o primeiro livro escrito pelo argentino Adolfo Bioy Casares. Publicado em 1940 e aclamado pelo publico e pela crítica – a invenção de morel está na lista dos 100 melhores livros do sec XX feito pela folha de São Paulo.

A invenção de Morel é um livro pequeno. Uma história fantástica que prende o leitor do inicio ao fim e nos faz pensar se aquilo pode um dia acontecer. O livro foi escolhido para o Desafio Literário do mês de abril.

A história é contada por um fugitivo da polícia que se esconde em uma ilha abandonada. A ilha foi sugerida por um mercador que o ajuda na fuga, mas alerta: as pessoas ali após sete dias morrem de uma forma misteriosa e modo terrível. Os últimos corpos encontrados próximos à ilha estavam sem pele, sem cabelos.

Após mais de cem dias escondido ali, o fugitivo tem de se esconder após a chegada de um grupo de amigos que se instala na ilha. Entre eles uma bela mulher, Faustine, que se torna objeto de desejo do nosso narrador. Neste grupo se encontra Morel, um homem que parece gostar de Faustine, mas não consegue se acertar com ela.

A história é relatada como um diário onde nosso fugitivo vai relatando o dia-a-dia na ilha. Com isso vai descobrindo um pouco da vida dos novos visitantes e do intrigante Morel, entre elas uma invenção feita por ele que pode explicar os acontecimentos que as vezes parecem estranhos na ilha. A intenção é mostrar a revolução tecnológica que nos deparamos no século XX e supertições antigas. Fez essa mistura de forma extraordinária e muito bem feita.

A forma como Casares criou é incrível. Ele faz tanto o leitor quanto o narrador ter as mesmas dúvidas. Isso no faz ficar mais proximos da personagem, amarrando todas as idéias que podemos ter da história. A parte mais interessante: na maioria das vezes as suposições que tiramos da história estão erradas, o que nos faz surpreender com a história e a faz mais especial.

Excelente livro produzido por Bioy, que trouxe uma história maravilhosa. A edição que escolhi é da Cosac & Naif, editora já consagrada pelos autores renomados,excelente tradução e revisão impecável. Sem falar no trabalho de finalização, buscando utilizar papel de qualidade e ao mesmo tempo trazer algo novo ao produzir capaz criativas.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

26 thoughts on “A Invenção de Morel

  1. Bacana a análise.
    Dos argentinos só conheço os mais antigos como Borges e Cortazar, ao qual vez por outra copio (rs).

    Fiquei com vontade de ler.
    Sou fazcinado pela argentina e tudo que a cerca.
    Além de seus filme não é?

    Já viu o Segredo dos Seus Olhos ou Valentin?

    Vale a pena.

  2. Não conhecia esse livro, mas ADOREI sua resenha e, por isso, estou MORRENDO de vontade de lê-lo!

    Com certeza ele entrou na minha listinha de “tem que ler” com prioridade!!

    Abraços e até mês que vem!

  3. só o macaco msm pra pensar uma dessas…mas bateu a curiosidade, será que não escrevi errado no orkut? =(

  4. Ah, eu comprei esse aí. Mas ainda não li. Um dia pretendo fazer uma incursão mais profunda na literatura portenha, que por sinal tem muita coisa boa. Já leu Alan Pauls? Gosto muito…

  5. O livro parece ser muito interessante, e a literatura argentina é realmente fascinante.
    Parabéns pela resenha, bjs! 😉

  6. Adorei a resenha, o livro parece ser interessante e diferente..
    Conhecia o titulo, mas nunva tinha me interessado!! Agora vai pra lista!!!

  7. Oi. Adorei a rseha, principalmente por ser uma escolha bem diferente das feitas para o tema dessemês do desafio.

    Eu só leio críticas positivas a respeito desse livro. O namorado comprou e leu, disse que eu iria adorar,mas minha lista já estava feita e para esse ano estou encrencada com o TCC. Ano que vem ele será o primeiro da lista de leituras!

    Beijos.

  8. Ei Luciana,

    Sua escolhe foi bem diferente dos demais, adorei.

    Ainda não conheço o livro nem o autor mas fiquei com muita vontade de ler 🙂

    Para o desafio deste mês eu li Isabel Allende e acho que foi a escolha da maioria, adoro descobrir estes livros não tão populares.

    bjoo

  9. Que livro instigante. Um tipo que gosto muito de ler. Obrigada por nos apresentar uma leitura com tanta qualidade.

    Beijocas

Deixe uma resposta