Home>Literatura>A função do editor de textos no processo do livro

A função do editor de textos no processo do livro

É importante saber a função do editor de textos neste processo para nós, amantes da Literatura, saber o funcionamento da criação de um livro pode nos ajudar a amar ainda mais o que estamos lendo! 

É comum vermos em filmes o editor de textos com uma caneta vermelha na mão, riscando e criticando manuscritos. Mas, será que esta revisão é a real função deste profissional do livro?

Antes de falar sobre o que um editor faz, precisamos separar o seu trabalho, do trabalho que o produtor editorial realiza. Em resumo, o produtor editorial é responsável por coordenar todo o processo do livro como um todo: desde o feedback de um parecerista sobre o manuscrito, até a realização e impressão das capas. Aliás, falamos sobre capa dura e capa brochura aqui no blog.

O que faz o editor de texto?

O editor de textos, por outro lado, não coordena toda a criação do livro, mas pode acompanhar. De qualquer forma, o editor muitas vezes cumpre o papel de produtor em editoras pequenas ou independentes.

Em editoras maiores, o editor é responsável pela execução, pelo cuidado de toda a parte textual da obra. Ou seja, é o profissional que analisa o conteúdo escrito e o edita, para que se torne agradável e prazeroso ao leitor. O editor é um dos primeiros a ler o rascunho de um livro novo, e a prepará-lo para as várias etapa que antecedem a publicação.

O editor cuida das seguintes etapas:

  • leitura de manuscritos;
  • seleção de original;
  • acompanha o contrato de edição;
  • line editing ou primeira edição (o editor mexe na base do texto e faz sugestões de mudanças ao autor, sempre pensando em melhorar a história, ou torná-la mais atrativa ao seu público. É uma edição no próprio enredo da obra: linguagem, personagens e suas vozes, ritmo, coesão, etc).
  • aprovação de preparação de texto e revisão;
  • colabora com a criação de um marketing de estratégia, ou seja, ajuda a pensar em canais para vender o livro;
  • aprovam serviços de revisão, preparação, tradução.

O trabalho do editor é importante porque ele cuida do cerne de um livro, ou seja, seu texto, história e conteúdo. Pois é esse o profissional que checa se as revisões e preparações estão corretas, se há mudanças a serem feitas na narrativa, se há algo que pode ser adicionado na história, e muito mais.

Se estiver uma palavra que defina o editor, acredito que seja a palavra escolher. Editar é escolher. O editor é o cuidador maior do texto, e está sempre escolhendo algo, em detrimento de outra coisa. E sempre para elevar o texto, deixá-lo melhor do que quando chegou em formato de rascunho.

Liv
Mestranda em Literatura e Crítica Literária. Me considero uma pessoa multipotencial, com gostos e interesses diversos. Mudo de trabalho, troco de bairro e deixo amigos de lado, mas livros e literatura nunca saem da minha vida.

Deixe uma resposta