Home>Literatura>A Carne dos Anjos

A Carne dos Anjos

Uma jovem de apenas 15 anos pode passar por grandes aventuras. E também por tentações e tristezas. Milhões e milhões de coisas podem nos acontecer ao mesmo tempo, e só percebemos que nossas ações nos trazem problemas depois. Em A Carne dos Anjos (Editora Agir), a jovem Michelle, de apenas 15 anos se vê crescendo rápido demais devidas a tantas adversidades.

Órfã muito cedo, Shell (como ela é chamada), passa a fazer o papel da mãe que perdeu para seus irmãos menores, e suportar o sofrimento que esta perda causou ao pai, que já não trabalha mais, dedica-se a religião, à bebida e vive de esmolas. A dor da perda faz com ela não creia mais em Deus, para ela “Jesus desceu da cruz e foi andou até o bar mais próximo”. Sua vida se baseia em seus irmãos e seus dois amigos, Declan e Bridie.

carnedosanjosApós a chegada de um novo padre, Shell começa a pensar novamente na religião. Jovem, porém carismático, ele consegue mostrar a Shell um novo fôlego para crer, e se torna até mesmo uma pessoa admirada pela garota.  Mas nem mesmo o padre Rose pode ajudar a menina a resolver o problema que ela se encontra. Shell se vê grávida, completamente só e desesperada para resolver toda a situação sem que ninguém saiba.

A partir disso, Shell entra num escândalo que deixa abalada toda a comunidade em que vive, mas poderá contar com a ajuda de pouquíssimas pessoas, algumas que ela não imaginaria que poderia contar.

O livro, baseado em fatos reais, foi escrito de forma delicada pela autora. Siobhan Dowd foi premiada e muito elogiada após a publicação de A carne dos Anjos. O trabalho feito por ela mostra um modo de escrever que foge de alguns clichês e surpreende o leitor. Enquanto lia, acreditava o que viria a seguir e muitas vezes foram surpreendidas por fatos diferentes acontecerem.  Isso torna o livro mais belo ainda, já que a autora foge de estereótipos apesar de tê-los em toda a narrativa (o que é impossível em qualquer texto).

Infelizmente, a autora escreveu somente quatro livros. Dowd faleceu 2007 de câncer, aos 47 anos. A carne dos anjos foi o primeiro livro publicado no Brasil da autora, e que seja apenas o inicio das traduções de seus livros por aqui.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

20 thoughts on “A Carne dos Anjos

  1. Eu nem precisei ler (embora tenha lido) a resenha para saber do que se trata. Eu li esse livro também. O tenho em minha estante.

    Eu o li em um dia, de tão fluída que é a narrativa. Só fiquei triste pela partida do Padre Rose. É um livro para se pensar em como as aparências enganam, como nos deixamos levar pelos fatos nebulosos, como temos dificuldade de acreditar nas boas intenções de alguém.

  2. nossa, ela faleceu? que triste. mas pelo menos deixou herança em forma de vida pra toda a humanidade.

  3. Me pareceu bem interessante a história do livro!
    E me deixou intrigado sobre que fato polêmico ela se meteu.
    Espero ter oportunidade de ler “A carne dos Anjos”.

    AbraçO!

  4. É comoa Gizelli disse, o texto flui de tal forma que não se consegue largar. Li em dois dias pq tinha que trabalhar, mas era da uma brecha e la estava eu com o livro.

    É otio ir lendo e achando que vai acontecer isso e descobre que rola outra coisa bem diferente. O livor não choca pelos fatos obvios, mas nos assusta por coisas inesperadas acontecerem do nada.

  5. Achei interessante sua narrativa pela obra literaria, principalmente quando abordou que a autora não entra em cliches, que é muito comum nos livros de hoje!

  6. Morreu jovenzinham a autora… que pena (e o Sarney tá vivo até agora).. Lol!
    Parabéns pela iniciativa. em um país como o nosso, abrir um livro é abrir uma COP contyra a burrice nacional.

    abç
    Pobre Esponja

  7. Não conheço essa autora, mas o livro parece realmente interessante. Embora já da até pra imaginar qual é o escândalo que a garota se envolve…Não da pra confiar em ninguém nesse mundo mesmo. Cada vez mais eu acho religião uma escrotidão.

  8. não conhecia, vou procurar. Adoro indicações, grata por essa, deve ser uma bela história e com uma bela capa

  9. não conhecia, vou procurar. Adoro indicações, grata por essa, deve ser uma bela história e com uma bela capa

  10. Bem, jah acompanho seu blog faz um bom tempo. Nao preciso dizer que realmente gosto da companhia do mesmo. Esse ultimo livro me chamou a atencao pelo seu comentario de como a autora descreve a situacao. Thx!
    Abrcs,
    Diego

  11. é um livro que vale a pena ser lido…nos faz refletir sobre coisas tão simples, mas que deixamos passar

Deixe uma resposta