Home>Biografia>Quem foi Nelson Mandela

Quem foi Nelson Mandela

Nelson Rolihlahlala Mandela (Nelson Rolihlahlala Mandela) é a principal referência política e grande líder da história da África do Sul e uma das principais figuras do mundo contra a descriminação e opressão étnica. 

Ele também é chamado de Madiba. Ele tem lutado contra o racismo e o apartheid na África do Sul durante toda a sua vida. Por causa dessa luta, ele ficou preso durante 27 anos.

Mandela nasceu dentro de uma família de aristocratas sul-africanos aristocráticos em 1918. Sua formação foi influenciada pela herança da cultura europeia e africana.

Logo depois dos anos 40, começou a atuar na Assembleia Nacional da África (CNA), partido de política da África do Sul que tinha como foco a luta por direitos das pessoas negras naquela nação e contra o regime do Apartheid.

Sua batalha contra o Apartheid

O regime de apartheid é a consolidação do sistema de separação dos brancos com origem europeia das pessoas negras de África por meio de legislação, costume ocorrido desde o período da colonização daquela região, essencialmente por colonos protestantes com origem holandesa, bôeres ou sul-africana. língua. 

Depois da Segunda Guerra Mundial, o Partido Nacional da África do Sul atingiu ao poder e o apartheid começou a ser consolidado. Uma sequência de leis começaram a ser promulgada para negar os direitos sociais e os direitos políticos básicos dos negros, que constituem a maioria do povo.

O objetivo é conseguir o isolamento completo entre os brancos e os negros, evitando que estes e brancos entrem no mesmo logradouro, negando-lhes o acesso da grande parte das terras agricultáveis e riquezas naturais do país.

Nas cidades, favelas que mais parecem campos de trabalho forçado foram criadas para isolar as pessoas negras, e eles também foram obrigados a portar documentos que asseguravam ou não que podiam circular no espaço urbano.

Se o negro não possuir um desses documentos, ou for preso pela polícia em local proibido, pode ser condenado à prisão.

Mandela serviu pela primeira vez na juventude da CNA e durante sua parte de seu período de ativismo político, ele defendeu a resistência de paz e uma desobediência civil adversa ao então regime de apartheid, como contornar a lei que separa negros e os brancos em locais públicos. 

No entanto, a repressão aos negros se intensificou e eles foram submetidos a várias prisões. Eles foram proibidos de participar do ANC em 1961 e do massacre de Shaperville em 1960. 

Naquela época, mais de 60 pessoas faleceram porque pediram para portar documentos de identidade que restringiam seus movimentos. Isso levou Mandela e os seus companheiros a mudar sua estratégia de batalha política. No mesmo ano, um bando armado foi formado dentro da CNA.

Prisão do líder Nelson Mandela

Essa luta armada levou a vários ataques a instalações do governo (como as usinas hidrelétricas), mas também desencadeou uma resposta violenta das forças do então regime. Vários militantes da CNA foram levados para a prisão, incluindo o Nelson Mandela, que acabou sendo condenado à uma prisão eterna em seu julgamento em Rivonia no ano de 1964.

A África do Sul tornou-se um estado policial, enquanto o ANC operava no subsolo. Enquanto estava na prisão, Mandela passou por um sistema de censura estrita, incluindo prisões nas ilhas Robben, mas ainda começou a registrar as suas reflexões em seu caderno e calendário. 

Durante a prisão de Mandela, a comunidade mundial tentou impor sanções ao então governo sul-africano para terminar com o regime de apartheid, tanto do ponto de vista econômico quanto em termos de proibição da participação nos eventos de esporte,como as Copas do Mundo de futebol e os jogos Olímpicos.

Apesar de reprimidos, negros e negros também realizaram muitas ações contra governos racistas durante este período. A Revolta de Soweto em 1976 foi iniciada por acadêmicos que eram contra ao ensino do Afrikaans, o que rendeu uma sequência de manifestações contra aquele regime e ações mais repressivas.

Desde a década de 1980, a pressão internacional tornou-se cada vez maior e a situação econômica e política cada vez pior. O Partido Nacional Africano iniciou as reformas no fim deste século, abolindo as proibições do casamento inter-racial e a exigência de porte de documentos de viagem. 

Mas foi só nos anos 90 que essas medidas levaram ao fim daquele regime, principalmente sob a liderança do governo Frederik de Klerk. O ANC escondeu-se e o Nelson Mandela foi libertado da prisão.

Governo na África do Sul e o Nobel da Paz

No mesmo período, uma sequência de violências caracterizadas principalmente pelo massacre de comunidades negras aumentou as dificuldades de fazer uma transição pouco incômoda. 

Foi nessa situação que o Nelson Mandela se tornou o presidente da África do Sul em 1994, uma vitória na votação que lhe permitiu governar a África do Sul até 1999. Depois de 1993, ele conquistou um Prêmio Nobel da Paz por sua atuação na política no período da transição e sua batalha pelos direitos do povo negro na África do Sul.

Seu governo é caracterizado por esforços para terminar com o regime de apartheid para os sul-africanos negros. Desenvolveu programas para habitação, para educação e para o desenvolvimento da economia para moradores de favelas. A adoção da nova constituição garante a estabilidade na política da nação.

Desde que deixou o governo em 1999, sua promessa só ajudará na transição para uma democracia representativa, então ele continua a trabalhar em outras circunstâncias. Ele fez uma fundação com o seu próprio nome e trabalhou em vários campos sociais, como ajudando pessoas que vivem com HIV e ajudando crianças.

Morte de um líder africano

A sua última aparição ao público foi na final do Campeonato Mundial de futebol de 2010 na África do Sul. À medida que envelhecia, muitas vezes ficou fraco e muitas vezes foi hospitalizado, o que causou grande preocupação na África do Sul e na comunidade internacional. No entanto, devido a uma infecção no pulmão, Nelson Mandela faleceu em sua residência em Joanesburgo no dia 05/12/2013.

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta