Home>Bebidas>Bebidas mais comuns feitas com café

Bebidas mais comuns feitas com café

Espresso, capuccino…cada bebida feita com café possui modos de produção diferentes e até mesmo de temperatura. Conheça as bebidas mais comuns e como sçao feitas.

 

O café sem dúvidas nenhuma é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e com essa sua popularidade inúmeras receitas e modos de preparo foram inventadas tendo o café como ingrediente principal. Sendo assim, resolvemos listar 4 das principais bebidas feitas usando o café, desde a sua história ao seu modo de preparo.

 

 Espresso:

O café espresso é uma das formas mais clássicas em relação ao preparo da bebida. Essa bebida foi inventada na Itália em meados de 1884, quando Angelo Morionolo patenteou a primeira máquina de espresso em Turim. A invenção passou por algumas alterações ao longo dos anos e, no ano de 1938, Cresemonesi introduziu uma máquina de espresso com um pistão, eliminando de vez o gosto de queimado provocado pela pressão do vapor da antiga máquina.

Após inumeros anos mais depois dessas invenções, o café espresso ainda é uma das bebidas mais consumidas pelos apaixonados pelo café ao redor do mundo. Atualmente, é possível encontrar máquinas de café espresso para produzir a bebida em casa; entre algumas elas, se destaca a máquina de café em cápsula como Nespresso por sua maneira prática de produção e diversidade de sabores.

O espresso possui 3 partes:

  • O coração: se trata da camada do fundo. Essa possui uma coloração marrom bem profunda e uma acidez bastante forte, proporcionando um equilíbrio com a doçura do aroma do café.
  • O corpo: trata-se da camada média do espresso. O corpo costuma ter uma cor entre o marrom do coração e o caramelo.
  • A crema: Se trata da camada superior, que também é conhecida popularmente como espuma. Ela contem uma cor em marrom-dourado, esbranquiçado graças aos óleos extraídos do café durante o processo de tiragem. Para que o espresso seja impecável e o sabor agrade o paladar de quem consome, a espuma precisa ser densa e bem consistente.

 

Capuccino

O Capuccino, cujo nome significa “capuz pequeno” em italiano, é uma das bebidas mais populares e deliciosas feita com base em café. Ela obteve esse nomeem homenagem a frades anglicanos, cujos hábitos eram realizados em um tecido de cor semelhante à dela. Uma bebida tradicional da Itália e bastante consumida no Brasil, o cappuccino é feito com o espresso, um leite vaporizado e um espuma de leite, podendo ter acima da espuma chocolate, açúcar ou até mesmo canela em pó.

As máquinas espresso com capacidade de produzir o cappuccino foram criadas em meados e 1901, porém apenas em 1950 o cappuccino se tornou isso que conhecemos hoje. Na Inglaterra, que possuia o costume de colocar leite no café, a bebida ficou muito popular. No Brasil, é muito comum colocar chocolate em pó à receita, para dar um gostinho a mais. Cada país possui suas particularidades na receita, e todas são deliciosas!

 

Latte

O Latte é um estilo de café consideravelmente popular, que mistura o café com o leite vaporizado. A originalidade da sua receita, além da mistura de leite vaporizado com o café espresso, traz também um centímetro de espuma feita de leite sobre a bebida.

Possui uma semelhança parece um pouco com o café macchiatto; mas que diferencia ambos os tipos de preparo é a proporção dos seus ingredientes e a maneira que eles são servidos. Enquanto o machiatto possui as camadas que não se misturam entre elas, o latte mistura o leite e o café de maneira igualitária e serve uma espuminha sobre toda essa mistura.

 

Mocca

Mocca, ou Mocha, é um dos estios de café mais populares que existem. Ambos os nomes são usados para se referir a mesma bebida de aspecto semelhante ao do cappuccino, visto acima. A principal diferença entre o capuccino e o café mocha (ou até mesmo mocaccino) está no chocolate, que é colocado em calda ou em pó na base do copo do Mocca. Logo em seguida, se derrama o espresso e por fim, uma pequena quantidade de leite vaporizado (ingrediente que é predominante no cappuccino tradicional), e finaliza com uma dose de chantilly pulverizado com canela em pó ou chocolate em pó.

Essa bebida foi baseada em Bicerin Turim, que é outro tipo de bebida que mistura café, leite e chocolate quente e surgiu no século XVIII. O nome dado a ela homenageia a cidade de Mocha, no Iêmen, que foi por muitos anos a principal e maior exportadora cafeeira da Península Arábica.

 

Fonte:

https://blog.ucoffee.com.br/bebidas-a-base-de-cafe/

https://www.bol.uol.com.br/listas/conheca-bebidas-diferentes-feitas-com-cafe.htm

 

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta