Home>Biografia>Walter Salles

Walter Salles

Atualmente o cinema brasileiro tem trazido ao mundo verdadeiras obras de arte, bem diferentes dos primeiros filmes produzidos, mais conhecidos como pornochanchadas. Tudo bem que, nessa época, ótimos atores da história de nossa arte começaram a surgir.

Neste artigo falaremos a respeito de um cineasta que tem se destacado na produção e direção de filmes, trazendo, não somente ao Brasil mas, ao mundo, obras dignas de indicação de Oscar, como aconteceu com o filme “Central do Brasil” indicado para o comum “Melhor Filme Estrangeiro” e o inédito “Melhor Atriz”.

 

Walter Salles o homem por trás da Central do Brasil

Walter Salles é o cineasta responsável pelo filme que destacamos acima, além das indicações ao Oscar, o filme de Walter Salles conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, entre outros prêmios importantes da sétima arte.

Mas, a vida de Walter Salles não se limita somente ao seu amor ao cinema, afinal de contas, caso não saiba, Walter ou Waltinho, é um dos herdeiros de Walter Moreira Salles, acionista do Itaú Unibanco.

A família Salles se resume em quatro irmãos, Pedro e Fernando cuidam dos negócios da família e, Walter e João, acabaram se debandando para o mundo do cinema brasileiro, que é tão intens que, no ano de 1987, fundaram a VideoFilmes, mas como estamos falando apenas em Walter Salles…

Antes do cineasta partir para o mundo das artes, se formou em Economia, provavelmente tencionando cuidar dos negócios da família, no entanto, foi no Sul da Califórnia que acabou estudando Comunicação Audiovisual e acabou se apaixonando pelo mundo das telas.

O intuito da criação da produtora VideoFilmes era voltada para elaboração de documentários para a televisão, no entanto, a produtora acabou recebendo destaque devido alguns registros cinematográficos de qualidade que marcaram a nova fase do cinema brasileiro: Lavoura Arcaica (Luiz Fernando Carvalho), Madame Satã (Karim Ainouz) e Terra Estrangeira (Walter Salles), este último, primeiro trabalho de Waltinho reconhecido com premiações.

 

Outros filmes de Walter Salles

Terra Estrangeira de 1995 representou o cinema brasileiro em diversos festivais pelo mundo e conquistou algumas premiações. Em 1998 é a vez de chamar atenção do mundo inteiro com Central do Brasil e suas duas indicações ao Oscar e para fechar os grandes filmes em língua portuguesa de Walter Sallers, em 2001, Abril Despedaçado se destaca nos festivais, incluindo uma indicação ao Globo de Ouro.

Mas, para o cineasta, ele precisava ir mais além do cinema brasileiro e parte para novos projetos. O primeiro aconteceu em 2004 com Diários de Motocicleta falado em Espanhol. No ano seguinte, vem seu primeiro registro em língua inglesa, Água Negra. E, detalhe, em todos esses filmes, Walter trabalhou com autores consagrados e importantes para o cinema.

Walter Salles na lista de melhores e mais ricos diretores do mundo

Você sabia que o nome de Walter Salles está em duas listas? Uma delas, como um dos melhores diretores do mundo e na outra, como um dos diretores mais ricos do mundo.

O jornal britânico, The Guardian, imortalizou o nome de Walter Salles na sua lista de 40 melhores diretores do mundo. E apesar de nunca ter dirigido um grande sucesso de bilheteria, Walter Salles está em segundo lugar como o cineasta mais rico do mundo. Esse fato se dá devido ao patrimônio herdado de seu pai que faleceu em 2001.

Só por curiosidade, a lista de diretores mais ricos foi organizada pela Forbes e quem ocupa o primeiro lugar é ninguém menos que George Lucas, seguido por Walter e em terceiro, Steven Spielberg.

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta