Home>Literatura>Quebra de confiança

Quebra de confiança

Existe um gênero literário que poucos autores podem ser considerados mestres, e confesso que esse mesmo gênero não é um dos meus preferidos, acredito que não tive muitas experiências boas nessas leituras. Para se escrever um bom livro policial, do meu ponto de vista, a história deve ser dinâmica, envonvente, com personagens carismáticos e principalmente ser muito bem amarrada.

Harlan Coben consegue fazer tudo isso em Quebra de Confiança, em nenhum momento desconfiei do desfecho da obra (que foi acontecer aos 47 do segundo tempo) e mesmo assim não conseguia desgrudar meus olhos do livro por 1 minuto sequer, o que é algo raro para mim se tratando de um livro policial.

Myron entrou para o meu “Hall da Fama” dos grandes personagens, extremamente carismático e com a dose certa de prepotência, arrogancia e humor, simplesmente um personagem genial. Como se não bastasse, todos os demais personagens mostraram o mesmo nível de desenvolvimento.

Como disse acima, para um livro policial ser considerado bom ele deve saber dosar sua dose de mistério, em muitas experiências furadas, pude perceber que os autores usam de um artifício que me irrita, eles simplesmente não contam tudo o que se passa na cabeça dos personagens, e escondem fatos importantes da história de forma descarada para evitar que o leitor descubra o segredo antes da grande revelação, o que convenhamos, quase nunca funciona, e quando o faz você só vai descobrir quando tentar terminar a leitura pela 3º ou 4º vez. Para ser bom, o leitor tem que participar do desenvolvimento, elaborando teorias com todas informações possíveis até chegar um ponto onde depois de tantas reviravoltas simplesmente jogamos a toalha e nos deixamos levar pela narrativa. É desse tipo de livro que gosto, e só para complementar, um livro assim eu consideraria bom, Quebra de Confiança é excepcional.

Uma leitura mais do que bem recomendada de um recém descoberto fã de Harlan Coben, agora entendo o motivo deste autor ser tão baladado, merecidamente. Simplesmente o melhor livro do gênero que já li.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

One thought on “Quebra de confiança

Deixe uma resposta