Home>Principal>Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer

Todos nós, de um jeito ou de outro, somos loucos.”

Veronika Decide Morrer é um livro do nosso brilhante autor nacional Paulo Coelho que trás grandes controversas, muitos não são fãs de seu estilo de escrita, enquanto outros são fãs, por encrivel que pareça, nunca tinha lido algo dele o que me motivou a escrever esta resenha já que é sempre bom compartilhar experiências literárias.

O que você descreveria como certo ou errado? Paulo Coelho, nosso escritor brasileiro sabe muito bem escrever um livro que aborda tabus da nossa sociedade, neste livro somos teletransportados para vida de Veronika.

Bem! O livro é muito empolgante e eu gostei da forma como foi narrada em 3ª pessoa dando oportunidade para falar da vida dos demais perssonagens. Mas vamos por parte, Logo no começo já nos deparamos com a tentariva de suicidio de Veronika, cansada do mundo e de todos, através de calmantes, acreditando que tornará sua morte menos dolorosa e causará menos sujeira (cortar os pulsos só dará o trabalho para que alguém limpe o chão depois), porém ela nunca imaginaria o resultado de tal ação: além de não morrer ainda por cima foi mandada para Villet (hospital psiquiatrico) e é lá que a historia se passa.

Em Villet, Veronika soube que por causa dos calmantes, uma parte de seu coração fora danificada, desta forma ela possuí apenas 5 dias restantes de vida. Nestes ultimos cinco dias ela ganha uma nova pespectiva do mundo a sua volta e começa a repensar sua “vontade de morrer”.

Ninguém pode Julgar. Cada um sabe a dimensão do proprio
sofrimento, ou da ausência total de sentimento de sua vida”

Veronika se depara com varias coisas que nunca pensou em fazer, reflete sobre sua vida e faz novas amizades, embarcando, literalmente, em situações que nunca passou pela sua cabeça…

Descobrir o que é a verdadeira loucura:

Louco é quem viaja em seu mundo”

Descobrir o verdadeiro amor:

_Talvez seja cedo demais ou tarde de mais, porém, da mesma
maneira que voê fez comigo, eu quero dizer: Te amo”

E muito mais, decididamente Villet é um otimo lugar se você está a procura do que fazer, ou se você for louco o suficiente, rs.

O livro é realmente muito bom, nos faz pensar, possui ótimas frases, uma historia alucinate e um final avassalador. Recomendo muito a quem quiser ler, é uma leitura bem legal e diferente, serve para dar asas a imaginção e viajar em um mundo diferente do nosso. Neste livro, ser diferente é normal.

Fica a dica.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta