Home>Principal>Reparação

Reparação

O que muito brasileiro não fez foi ler o livro. Escrito pelo britânico Ian McIann, Reparação (Ed Cia das Letras) foi publicado há algum tempo, mas acaba de chegar ao Brasil em uma edição econômica para cativar um maior público que busca edições baratas.

O livro relata a história de amor de Cecília e Robbie. A primeira, filha de um funcionário público de alto escalão e o segundo o filho de uma empregada da casa. Apesar de fazer parte da criadagem, o jovem sempre foi bem tratado pela família Tallis (família de Cecília). O pai de Cecília pagou seus estudos e, graças a essa ajuda, Robbie conseguiu se formar em Cambridge entre os melhores da turma. Cecília e Robbie sempre foram amigos mas, ao entrarem em Cambridge a amizade mudou e desde então ambos têm se estranhado.

A história se desenrola em um verão na casa da família na década de 30. Após uma discussão entre os jovens, em que Cecília irada, tira a roupa e entra dentro de uma fonte para reaver uma peça quebrada. Após o incidente, Robbie decide escrever uma carta de desculpas para Cecília. Após muitas versões, Robbie sem querer acaba pegando uma versão mais picante da carta. Ele pede a Brionny (irmã mais nova de Cecília) que entregue a carta e só depois percebe o erro.

O que Robbie não previa também, é que Brionny presenciou a discussão dos dois. Como estava longe, apenas viu as ações dos dois, sem saber o motivo da discussão. Baseada nesse momento e após ler a carta de Robbie, a menina acaba tirando suas próprias conclusões.

Durante uma noite turbulenta onde duas crianças fogem da casa da família Tallis, uma jovem é atacada e, diante das conclusões tiradas anteriormente Brionny, a única testemunha, acusa Robbie de ser o autor do crime. Com isso o jovem acaba sendo preso e julgado culpado.

Alguns anos depois, Robbie tem a oportunidade de fazer reduzir sua pena se for combater na guerra. Para ele essa é a oportunidade de ficar junto a Cecília, que abandonou a família para ficar junto de Robbie. A luta pela sobrevivência de Robbie na guerra será narrado até o fim de sua jornada para reencontrar Cecília, intercalado pelos breves momentos e cartas trocadas entre os dois durante os anos de guerra.

No mesmo momento, reencontraremos Brionny. Agora mais velha, ciente do que fez e com a certeza de quem cometeu o ataque, a jovem tenta reparar o erro que cometeu ao acusar injustamente o jovem. Para tentar se penitenciar, a jovem rejeita sua vaga em Cambridge e se torna enfermeira. Ao mesmo tempo busca entrar em contato com a Irmã para tentar se desculpar do erro que cometeu. Basta saber agora se ainda é tempo para fazer uma reparação…

O texto de McIann é um texto rebuscado. Não é difícil, mas é necessário degustar cada frase. Suas sentenças não somente narram uma história, o autor consegue inserir nelas o que cada personagem sente naquele momento: dor, alegria, tristeza, tudo isso pode ser sentido nos parágrafos que fazem Reparação se tornar uma obra.

Brionny é uma jovem escritora, por isso durante todo o livro iremos presenciar o processo literário de um escritor. A busca constante de transmitir as emoções e manter uma narrativa constante, como instigar o leitor a manter a leitura etc.

Além de uma linda história de amor, essa com certeza é mais um motivo para lermos Reparação, pois além de boa leitura, nos permite entender como um autor constrói sua história.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta