Home>Literatura>Novembro de 63

Novembro de 63

Do mesmo autor eu só li a fantástica saga d’O Pistoleiro em A Torre Negra, então não conheço a obra vastíssima dele, não sabia realmente o que esperar deste livro.Quando iniciei a leitura só o que eu sabia a respeito do livro era que foi escrito por Stephen King e que tinha algo a ver com o assassinato de JFK, até por que a capa é bem explícita quanto a isto. Fiquei curiosíssima para descobrir como Stephen King abordaria esse episódio histórico e acabei fazendo uma ideia bem equivocada em relação a como isso se daria (ainda bem!).

Começamos conhecendo a vida do professor de inglês Jake Epping que me fisgou atenção desde o início, mas é quando ele lê a tocante e trágica redação de Harry Dunning, um de seus alunos do supletivo, que me surpreendi mais ainda. Ele propôs o tema “O dia que mudou minha vida” para os alunos e, acredito que, a vida de Jake mudou ao ler sobre um episódio da vida de Dunning.

Mais tarde acompanhamos este mesmo professor à lanchonete de Al que levará Jake Epping a caminhos inacreditáveis. Este simples dono de lanchonete conhece uma forma de viajar no tempo e, obcecado pelo assassinato de John Kennedy, propõe que Jake volte no tempo e impeça este acontecimento, impactando a história de formas que eles não poderiam imaginar.

Essas duas situações são, a princípio os acontecimentos principais na vida de Epping e então Stephen King explora isso de uma forma tão surpreendente inserindo outros fatores, personagens e acontecimentos de forma inteligente, bem-humorada, emocionante e, claro que nos brinda com momentos de tensão assustadora.

Uma trama complexa que não segue um ritmo linear me fazendo rir, me emocionar, conhecer um pouco mais de história. Senti raiva de alguns personagens, fique aflita por outros, vivi momentos de profunda apreensão e até chorei.

Novembro de 63 foi um livro que me deu ressaca literária, demorei um tempo para conseguir me despedir da história e partir para outra.  E hoje, 8 meses após ter lido, me pego sentindo saudades deste livro e de seus personagens. Stephen King é conhecido como o mestre do terror, mas ele é um escritor muito mais versátil do que eu pensava.

Por Déborah Casaño16  (Instagram @pinkperry_)

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

2 thoughts on “Novembro de 63

Deixe uma resposta