A Guerra dos Tronos

Lembro quando este livro foi lançado, a principio me chamou muita atenção devido a capa, que achei instigante e aos poucos (porém ótimos) comentários que via sobre o mesmo. Por vezes me vi tentado a comprar o livro, mas sempre o deixava entre os últimos da longa fila. Nem sabia que o mesmo iria ser adaptado para a TV. “Em uma viajem para os EUA” (rs) acabei assistindo ao primeiro episódio da série, afinal assisto praticamente todas séries da HBO. Antes de terminar o primeiro episódio já tinha entrado em um site de compras on-line e cedido aos impulsos para comprar esta obra. Só não a li antes, pois a fila de outros livros estava enorme.

Não quero debater sobre a adaptação feita pela HBO, afinal todos sabem que sempre fico com um pé atrás em relação as adaptações de livros para cinema e TV, porém dei meu braço a torcer, essa realmente foi a melhor adaptação já feita, completamente fiel ao livro. E justamente por ser tão perfeita, no decorrer da leitura estava completamente frustado, eu queria que algumas coisas fossem diferentes, que mortes não tivessem acontecido, entre outras coisas. Eu me sentia caminhando pro abismo.

Muitos tendem a comparar o autor com Tolkien, assim como a obra com Senhor dos Anéis, acho a comparação totalmente injusta, afinal George R.R. Martin fez uma obra melhor (gosto é gosto galera, se não concorda pode comentar a vontade). Em Guerra dos Tronos somos apresentados a personagens e uma história complexa, porém em nenhum momento chata e monótona. Os diálogos e explicação sobre esse universo foram feitos na medida certa, sem parecer algo “didático”.

O livro é repleto de personagens envolventes, e na mesma proporção temos personagens insuportáveis. Mas dificilmente você tomara como seus preferidos aqueles que não Stark, lógico, com algumas exceções. Mas o que mais me chamou a atenção foi a descrição das batalhas e dos locais onde a trama passa, tudo bem que a adaptação para a TV ajudou, e muito a imaginação, mas mesmo assim o livro não deixou a desejar em nada.

Novamente um livro onde os capítulos foram escritos segundo a visão de um personagem da trama, realmente acredito ser esta a melhor forma de contar uma estória, principalmente uma tão complexa quanto Guerra dos Tronos. O livro não é de uma leitura fácil, afinal existe muitos personagens que podemos considerar centrais, além da “trupe” Stark, porém as linhas de tempo são bem definidas e a leitura é fluída, quando menos espera você já esta terminando o livro, todas as quase 500 páginas (MEDO). O mais interessante que após terminar o livro, certamente você não vai sossegar até ler o próximo, mesmo tendo muitas páginas a mais.

Antes que venham me dizer que a resenha está curta para um livro tão grande e uma trama tão complexa e completa, venho me defender dizendo que, não gosto de contar muito sobre a trama do livro, afinal, não quero estragar a sua leitura, essa principalmente, afinal Guerra dos Tronos é um dos melhores livros que já li, assim como minha atual seriado preferido, e se realmente fosse falar sobre a trama, seria muito maior do que o livro em si, não conseguiria parar. Então é isso, se gosta de ler livros bons, recomendo Guerra dos Tronos.

Por Júnior Nascimento

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

One thought on “A Guerra dos Tronos

Deixe uma resposta