Home>Literatura>A Sombra do Vento

A Sombra do Vento

A Sombra do Vento é uma das obras mais completas que já li, uma trama tão bem “amarrada” com personagens fascinantes e complexos, um enredo que nos prende do princípio ao fim recheado de mistérios e descobertas. Por ser um livro tão denso, a leitura em alguns momentos se torna cansativa, eu particularmente parei de ler o livro várias vezes pois precisava de um tempo, o mais impressionante é que esse tempo não demorava mais do que 5 minutos, colocava o livro de lado, ia tomar um copo de água e imediatamente voltava para a leitura.

“O coração de uma mulher é um labirinto de sutilezas que desafia a mente grosseira do homem trapaceiro. Para possuir uma mulher é preciso pensar como ela, e a primeira coisa a fazer é ganhar sua alma.” Página 111

O autor é bem detalhista ao descrever os personagens e lugares, como nunca tinha lido algo onde o cenário é Barcelona, isso acabou sendo um pouco massante, apesar de adorar livros carregados de detalhes. Este foi o primeiro livro que li do autor, sempre ouvi ótimos comentários sobre o livro porém sempre o acabava deixando de lado, porém agora já estou doido para ler Marina e O Jogo do Anjo, Carlos Ruiz Zafón acaba de ganhar um grande fã.

“- Conserve seus sonhos – disse Miquel. – Nunca se sabe quando vão nos fazer falta.” Página 232

Daniel Sempere é nosso personagem principal, que tem sua vida alterada após seu pai o levar para o Cemitério dos Livros Esquecidos (eu preciso ir a esse lugar, rs), lá ele encontra o livro A Sombra do Vento de Julián Carax e praticamente tudo o que acontece em sua vida após esse momento é relacionado a esse livro de um autor misterioso. Através do livro Daniel tem a oportunidade de conhecer seu primeiro amor, sua primeira desilusão amorosa, conhece um grande amigo e se vê envolvido em uma trama complexa que acaba colocando seus familiares e a si próprio em perigo, saber o que houve com Julián Carax, supostamente assassinado. Em alguns momentos cheguei a confundir a história de Daniel com a de Julián.

“Falei-lhe de como, até aquele instante, não havia compreendido que aquela era uma história de pessoas solitárias, de ausências e de perda, e que, por esse motivo, havia me refugiado nela até confundi-la com a minha própria vida, como quem escapa pelas páginas de um romance porque aqueles que precisa amar são apenas sombras que moram na alma de um estranho.” Página 148

Julián Carax é o tipo de escritor que todos gostariam de encontrar, e confesso que já encontrei alguns do gênero. Seus livros não vendem, porém para aqueles que resolvem ler um de seus livros se tornar fã é um fato. Porém seus livros tem desaparecidos, alguém tem investido uma caça a suas obras para destruí-las.

Esse é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores livros já tive a oportunidade de ler, sabe aquela sensação de envolvimento com os personagens que é difícil de se desfazer? Simplesmente emocionante, envolvente e misterioso. Um livro com todos ingredientes que o tornaram merecidamente um best-seller. Leitura altamente recomendada, porém cuidado, pode causar sensações inesperadas.

“(…) um livro é um espelho e só podemos encontrar nele o que carregamos dentro de nós, que colocamos nossa mente e alma na leitura, e que esses bens estão cada dia mais escassos.” Página 396

Por Júnior Nascimento

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

2 thoughts on “A Sombra do Vento

Deixe uma resposta