Home>Literatura>Minha vida ao redor dos livros

Minha vida ao redor dos livros

A primeira vez que entrei em uma biblioteca eu tinha cerca de seis anos. Havia iniciado minha alfabetização e minha mãe me levou até a biblioteca pública da cidade para fazer meu primeiro cadastro.

Eu me lembro bem de como era aquele local. Lembro da bibliotecária me levar até a parte dos livros infantis e me orientar quais eram os melhores pra mim. Lembro que escolhi um e levei pra casa: o primeiro de muitos que pegaria emprestado.

Eu ia lá de segunda a sexta (sim, ia cinco dias por semana). Todo dia eu lia para minha mãe pela manhã, ela corrigia meus erros até aprender a pronúncia correta. Quando lia o livro inteiro sem erros, a lição acabava. Então após a aula ia na biblioteca e pegava outro.

Quando parei de errar minha mãe parou de me fazer ler para ela. Mas eu já havia pego o gosto pela coisa e continuei indo,

Aos poucos já lia livros maiores e fui começando a criar um hábito e minhas próprias escolhas. Na sexta série eu já tinha lido livros suficientes para escrever minhas resenhas da aula de redação e dos meus colegas também.

E o tempo passou…e o que fui fazer? Fui trabalhar com livros, escrever sobre livros. Pra mim essa é a melhor parte.

Parece difícil de explicar como fui parar nesse setor. Eu realmente nunca me imaginei trabalhando com livros como meio de me sustentar, mas aconteceu, e a cada dia fico mais feliz por estar nesse caminho.

Com o passar dos anos visitei diversas livrarias no Brasil e na Europa. E desejo visitar mais. Não me canso de conhecer a história delas. Tambem trabalhei em várias, e desejo voltar a trabalhar em uma novamente, embora meu real desejo seja experimentar as editoras também. Já deu pra perceber que amo respirar esse mundo de papel e tinta não é?

Por isso, duas vezes por mês estarei aqui falando desse universo que respiro: livrarias que conheci, trabalhei, como é o processo de criação de um livro e sua chegada às prateleiras. Histórias que rodeiam esse mundo também serão contadas aqui. (E acreditem, tenho muitas, engraçadas, trágicas e algumas bem loucas, mas todas inesqueciveis).

Então sejam bem vindos ao beco e venham conhecer a vida de livreira.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

2 thoughts on “Minha vida ao redor dos livros

  1. Como você fez para ingressar no ramo?
    O que você estudou/estuda?

    Estou tentando me tornar um escritor em paralelo ao meu trabalho, mas a jornada dupla não é nada fácil!

    Já despertou minha curiosidade! Quero ler suas histórias 🙂

    Abraço,
    Lucas Palhão

  2. Ola Lucas. Corri atras do primeiro e depois uma coisa levou a outra. Sou formada em pp, jornalismo e adm.

    Sei bem como eh dificil escrever quando se precisa de outro trabalho. Eu achei uma editora interessada no meu, mas tempo pra escrever eh escasso e acaba sendo demorado.

    Vou tentar contar algumas historias aqui. Ir trabalhar nessa epoca era muito bom, estressante, cansativo e divertido rs.

    Abs

Deixe uma resposta