Home>Literatura>4 dicas para ler mais

4 dicas para ler mais

Uma das perguntas que escuto muito na vida é: “como você consegue ler tanto?”, ou: “como consegue tempo para ler?”, seguida pela frase: “ah, eu queria ter tempo assim também”. Minha resposta curta (e talvez um pouco grossa) é: eu não tenho tempo, eu crio meu tempo. Como tudo na vida. Se fizermos qualquer coisa só quando temos “tempo de sobra”, nunca vamos fazer nada. Mas outra resposta possível poderia ser: eu consigo tempo para ler porque eu gosto muito de ler! Quando a gente gosta muito de algo, certamente dedicamos tempo a isso.

Eu sempre li bastante, desde bem pequena. Sempre fui incentivada a isso, então a leitura tornou-se um hábito na minha vida. Na época da adolescência, quando eu ainda não tinha muitas responsabilidades, ler era praticamente tudo o que eu fazia o dia inteiro. Ia à biblioteca, pegava dois, três, quatro livros e os devorava durante o mês. Foi na vida adulta, cheia de compromissos, em que diminui um pouco o ritmo, mas ainda assim, sempre mantive o hábito. Porém, nessa fase precisei adotar estratégias para não permitir que as tarefas diárias tirassem de mim o prazer da leitura. Resolvi compartilhar aqui meus “truques” para “conseguir ler tanto”, como costumam me dizer (e eu nem leio tanto quanto poderia ou gostaria, na verdade). Se você gosta de ler, mas acha que não tem muito tempo, talvez essas dicas te ajudem. Ou se você não gosta muito de ler, mas quer criar o hábito da leitura, pode começar por esses pontos que vou falar a seguir:

1. Separar um tempo para ler

Parece óbvio, né? E é mesmo. Assim de simples. Você não separa tempo para cozinhar, para estar com pessoas queridas, para ver sua série preferida, para passear, para trabalhar? Então, se você quer criar um hábito de leitura, precisa separar também um tempo para ler. Não me venha com essa desculpa de que não dá, porque o dia é muito cheio. Pense, por exemplo, no tempo que você passa vendo as atualizações das redes sociais. Durante o dia todo isso soma o que? Meia hora? Uma hora? Mais? Se você consegue tempo para isso, também consegue tempo para ler. Minha estratégia é ler à noite, antes de dormir. Eu separo uma hora para ler. Claro que às vezes acaba sendo meia hora, 40 minutos, ou até uns 20 minutos para terminar um capítulo, porque não me organizei direito, houve algum imprevisto ou fiquei enrolando mesmo com outras coisas. Mas meu objetivo é sempre ler pelo menos uma hora por dia antes de dormir. O que é muito bom, porque também é uma maneira de ir me desligando do dia agitado, do excesso de informações, da luz de telas na minha cara. É o que funciona para mim. Talvez no final do dia você já esteja muito cansado e ler uma frase vai te fazer dormir, então separe outro horário durante o dia, meia hora que seja. Garanto que aos poucos isso vai se transformar em um hábito.

2. Utilizar momentos “inúteis”, mas obrigatórios

Filas são um bom exemplo desses momentos. Ou a espera em consultórios de médicos, dentista. Ou quando você chega uns 10 minutos adiantados para uma reunião, ou para uma aula. Todos essas situações em que você não tem realmente muito o que fazer além de esperar, podem se tornar momentos de leitura. Talvez seja pouco tempo, mas pode ser tempo suficiente para você ler um capítulo pequeno, ou algumas páginas. Se você consegue ler em viagens nos transportes públicos, leia. Eu, infelizmente, não consigo. O movimento do ônibus me deixa um pouco tonta se começo a ler, mas definitivamente também são momentos valiosos.

3. Escolher livros curtos, ou com pequenas histórias

Se você quer criar um hábito de leitura, talvez seja uma boa opção começar com livros curtos. Eu acredito que isso tenha dois resultados: 1 – você acaba mais rápido e fica com essa sensação agradável de ter conseguido acabar, o que vai te dar ânimo para começar outro livro em seguida; 2 – são livros que você pode aproveitar melhor esses momentos “inúteis” que falei anteriormente, ou pode separar menos tempo do seu dia. Um livro de contos, por exemplo, com histórias menores pode ser interessante. Claro que é preciso lembrar uma coisa: nem todo livro curto é um livro fácil e nem todo livro grande é um livro difícil. Mas aqui estou pensando mais na praticidade de ler histórias mais curtas, com capítulos que não são tão longos e você consegue dividir melhor no seu tempo disponível.

4. Ler o que realmente gosta

Se tem algo que vai te atrapalhar a criar um hábito de leitura, é a falta de interesse no que você está lendo. Não queira ler um livro só porque ele está na moda, ou porque um amigo indicou e você fica sem graça de falar que não tem interesse, ou para parecer muito intelectual, ou para não parecer arrogante e metido. Não adianta fazer nada disso, porque só vai te desanimar com a leitura que certamente será abandonada em algum momento. Leia o que você gosta! Se você ama livros de fantasia, vá em frente, procure, empreste, compre, leia todos. Se você só gosta de histórias de amor, ou detetives, faça o mesmo. Leia os best-sellers, se você curte, leia só os clássicos, se for da sua preferência. A leitura precisa ser um prazer, não um fardo. Particularmente, não gosto muito de certas divisões entre o que é “erudito” e “popular”, “alta literatura” ou “baixa literatura”. Para mim existe Literatura e diversas possibilidades para pessoas diferentes, com gostos diferentes.

Bem, dito isto, espero que essas dicas – que eu aplico a mim mesma – sirvam para vocês. Além disso tudo, tenho momentos em que estou completamente envolvida com algum livro, então aproveito meus sábados, feriados, domingos, horário de almoço, qualquer oportunidade para acompanhar aquela história. Isso para mim é uma das coisas mais legais da vida, encontrar livros que me envolvam dessa maneira, me permitem conhecer lugares, culturas, linguagens e me ensinem muitas coisas. Para mim, ler é realmente um grande prazer. Espero que se ainda não é para você, seja um dia.

One thought on “4 dicas para ler mais

Deixe uma resposta