Home>O Beco Indica>O Beco Indica #9

O Beco Indica #9

Toda semana, dez indicações de links para enriquecer sua timeline

O que tem em comum entre bibliotecas online, aquisição de livrarias, Roger Waters e Pão de Queijo? Acertou quem disse a nona edição do nosso #BecoIndica 🙂

#1

Em fevereiro a FNAC, grande rede de lojas francesa de artigos eletrônicos e livros, anunciou que iria finalizar as operações no Brasil devido ao baixo impacto na vendas e que estava em busca de um parceiro local para repassar o empreendimento. O mercado brasileiro é menos de 2% do faturamento mundial da empresa. Ao que parece, eles encontraram. Esta semana a Livraria Cultura informou que comprou as ações brasileiras da loja e que irá incorporá as 12 sedes no país ao seu grupo. Os valores da transação não foram anunciados, mas a marca deverá ser continuada, sem alterações.

#2

O mesmo tipo de rumor sobre a venda da Saraiva para a Amazon fez o mercado de megastores no país entrar em confusão no mês passado. Tudo começou depois que O Antagonista disparou uma nota pra lá de tendenciosa indicando que a empresa brasileira seria adquirida pela gigante de Seattle. Nada além de notas ao vento, mas que fizeram as ações da empresa disparar na Bovespa de lá pra cá. Segundo a matéria da InfoMoney (que fez o dever de casa direitinho e consultou fontes mais confiáveis) a aquisição vai de contra as ações de expansão da Amazon no país, que foca em inovação e e-commerce.

 #3

A ONU lançou em maio um projeto de biblioteca online, desenvolvida em código aberto pelo CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. Atualmente, conta com 900 mil registros que podem ser acessados gratuitamente entre materiais históricos e contemporâneos. A ação é uma parceria entre a Biblioteca Dag Hammarskjöld das Nações Unidas e a Biblioteca do Escritório das Nações Unidas em Genebra. Segundo o site das Nações Unidas o principal conteúdo são “documentos oficiais da ONU e publicações de acesso público, discursos e dados de votações nos diferentes órgãos da organização, mapas, resoluções, atas de reuniões e uma diversa coleção de documentos institucionais”. Para acessar, clique aqui.

#4

Lembra da Coleção Primeiros Passos da Editora Brasiliense? Pois é, o site Farofa Filosófica publicou um pequeno artigo com o link para download de todos os títulos. Os livros de bolso, lançados a partir da década de 70, reúnem diversas informações sobre diferentes profissões e temas, como Alienação, Ação Cultural, Democracia, Ética e por aí vai. Um primeiro passo para quem iria prestar vestibular e não sabia por onde começar. Ainda guardo o meu de O que é Comunicação, O que é Filosofia e O que é Serviço Social. O formato do download é em PDF e pode ser acessado clicando aqui.

#5

Notícia terrível assolou milhares de produtores independentes e podcasters pelo mundo afora esta semana. O SoundCloud vai fechar? Segundo ex-funcionários que foram desligados na semana passada, a redução de custos com este corte (40% da força de trabalho ou 173 pessoas) não será suficiente para manter as operações da empresa por mais de 50 dias. As informações foram apuradas pelo TechCrunch e replicadas por aqui pela Noise e pelo TechMundo. Corre para fazer o backup e partiu encontrar outra plataforma para upar os podcasts :'(

soundcloud-layoffs

#6

Já parou para pensar sobre os títulos literários que você escolhe para ler? Muitos podem estar na lista, apenas para desencargo de consciência ou por modismo e, talvez por isso, sejam tão difíceis de serem terminados. É uma relação muito difícil de mensurar, já que depende da relação de leitura de cada um e como o processo foi iniciado na vida individual. Para alguns, ler pode ser uma relação de prazer, de culpa, de obrigação e até de desejo. Caiu na minha linha do tempo uma matéria do El País de 2014 que falava sobre isso. Uma incitação feita por Nick Hornby durante o festival de literatura da cidade de Cheltenham na Inglaterra. O autor cita que muitos tem a ideia de leitura como uma obrigação, enquanto a TV e outras mídias são consumidas por prazer e invoca a todos os presentes a queimar os livros abandonados pela metade ou que foram adquiridos apenas por hedonismo para dar espaço para leituras que realmente agregam para a vida de cada um. E você, quantos livros queimaria?

#7

A pergunta foi feita no mais novo álbum de Roger Waters. Soa calmo e inquieto ao mesmo tempo, assim como o próprio autor. A ação de divulgação, além de disponibilizar o álbum em serviços de streaming, foi o uso de fotos de líderes mundiais controversos para provocar as pessoas, acompanhado de um site que pretende entender o que queremos enquanto povo.  Clique aqui e provoque-se também.

show_DLMG_DFLG

 

#8

Já parou para pensar na diferença de idade entre os casais héteros que aparecem nos filmes? O Nexo, a partir de uma proposta criada pelo site FiveThirtyEight, usou informações de 15 mil títulos que tem ficha técnica no IMDb para verificar a veracidade desta informação. Na pesquisa foi feita a partir de filmes que eram categorizados como romances, fossem longas-metragens, e os dois primeiros atores nos créditos do filme que fossem de gêneros diferentes e que atuavam como pares. Para se ter uma ideia, a partir dos 50 anos as mulheres atuam menos como pares românticos enquanto protagonistas. Isso me lembrou de uma matéria que li há uns anos em que a Maggie Gyllenhaal, então com 37 anos, foi recusada para o papel de par romântico com um ator de 55 por ser considerada “velha”.

#9

Quer saber de algo inusitado? The Guardian publicou uma matéria sobre a história do pão de queijo e como a iguaria foi influenciada por diversas culturas como a indígena, africana e europeia. Pera. Deu fome.

#10

E já que tocamos no assunto, que tal um vídeo do Tasty com uma receita de pão de queijo de alho (oi?) que provavelmente nunca faremos, pois TEM ALHO.

 

YK Teles
Jornalista e aprendiz.
https://becodaspalavras.com/

Deixe uma resposta