Home>Cultura>Música>Escuta só>Escuta só! – ChocQuib Town

Escuta só! – ChocQuib Town

Prepare-se para conhecer um dos grupos de mais sucesso atualmente na América Latina! “Sarah, mas se faz tanto sucesso, por que não chegou no Brasil ainda?” Boa pergunta! Um dia podemos conversar sobre o pouco diálogo que existe entre Brasil e os outros países da América Latina (sim, nós somos latinos também), hoje só vamos tirar o atraso e escutar um pouco desse grupo maravilhoso.

ChocQuib Town é uma banda colombiana, mas eu os conheci antes de me mudar para cá (para quem ainda não sabe, moro na Colômbia). Foi em São Paulo, na Virada Cultural de 2013, se não me engano. Tive a chance de assistir gratuitamente um show deles e foi uma das descobertas musicais  mais interessantes que fiz nos últimos tempos. Eles não têm um estilo específico. É uma mistura de hip hop com música folclórica colombiana, com salsa, com reggae, com pop… enfim, é uma mistura de coisa boa que resulta em coisa melhor ainda.

O nome do grupo nasceu em homenagem à terra de origem deles, Quibdó – Chocó, que é, infelizmente, um dos lugares da Colômbia mais ignorados pelo poder público. Também é um lugar com a população majoritariamente negra. Por esse motivo, a banda sempre aborda questões sociais seja em suas músicas ou entrevistas. Sempre exaltam seu lugar de origem e declaradamente lutam contra o racismo. As músicas a seguir são um pouco mais antigas, mas falam justamente sobre isso:

Uma das melhores misturas que mais gosto do ChocQuib Town é com a salsa (sim, eu gosto de salsa!). Eles fazem uma “salsa moderna”, chamada aqui atualmente de “salsa choke”, ou “salsa urbana”. Vejam como é:

Depois de vocês terem visto esses vídeos, nem preciso chamar atenção para quão estilosos eles são, né? Mas faço questão de falar da vocalista Goyo, que eu acho simplesmente maravilhosa! Uma coisa interessante que aconteceu aqui foi ela ser convidada para ser uma das juradas do programa The Voice (que se chama La Voz), em uma edição com adolescentes. Por que isso é tão importante? Pela representatividade. Aqui na Colômbia é como no Brasil, nós ligamos a TV e 99% das pessoas são brancas. Lembro que quando eu era criança só consegui me identificar em um personagem dos programas que eu assistia: a Biba, do Castelo Rá-tim-bum, lembram dela? Imaginem como é para uma criança, uma menina, ligar a TV e ver alguém da cor dela, com o cabelo parecido com o dela? Isso muda tudo! E a Goyo com certeza virou referência para milhares de meninas na Colômbia, isso não é demais?

Goyo

ChocQuib Town já ganhou alguns prêmios, inclusive Grammy Latino, e não é para menos. Música boa, original e cheia de estilo.

Vou terminar com uma das últimas canções de sucesso aqui na Colômbia, mas você pode procurar muito mais sobre ChocQuib Town, se tiver curtido.

Se gostaram, não deixem de comentar!

Deixe uma resposta