Home>Principal>Menino do Pijama Listrado

Menino do Pijama Listrado

downloadSe você é do tipo que gosta e se emociona lendo um livro, o primeiro da minha fila de sugestões é o Menino do Pijama Listrado. Agora se você está procurando por fatos históricos, certamente irá se decepcionar, a visão que o livro nos dá sobre o Holocausto, é através de uma criança, um tanto quanto inocente, arrisco-me a dizer que foi o único pecado do livro.

O livro nos conta a história de Bruno, um menino de nove anos que mora em Berlim com a família. Ate que um dia ao chegar em casa se depara com Maria, empregada da família, arrumando suas coisas, inclusive aquelas que estavam no fundo do guarda-roupas e que pertenciam somente a ele e não eram da conta de mais ninguém; e assim Bruno descobre que sua família esta de mudança, e que teria que deixar sua casa, a qual ele ainda tinha muito a explorar, e seus três melhores amigos pra vida toda.

Acostumado com a vida da cidade grande, Bruno não consegue entender o motivo de sua família ter se mudado para uma região desolada, sem amigos para brincar e nada para fazer durante todo o dia. Como sempre gostou de explorar tudo ao seu redor, no primeiro dia em sua nova casa, ao olhar pela janela do seu quarto, Bruno enxerga uma cerca, com várias pessoas do outro lado, curiosamente todas vestidas iguais, com um pijama listrado.

Certo dia ao olhar a cerca pela janela de seu quarto, Bruno resolve colocar em prática seus dotes de explorador, e assim, escondido de todos, uma vez que suas explorações estavam proibidas, sem exceções, Bruno resolve caminhar ao redor da cerca, e assim ele encontra um garoto do outro lado da cerca, que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. A medida que essa amizade vai crescendo, Bruno vai tentando entender os mistérios sobre sua nova casa, o trabalho do seu pai, e a cerca.

O melhor exemplo de uma amizade pura, onde ambos garotos esquecem seus problemas e preocupações durante o tempo em que passam juntos, e toda a inocência de uma, ou melhor, duas crianças diante de algo inimaginável e terrível tornam esse livro extremamente emocionante, com um final surpreendente, que dispensa comentários.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta