Home>>Biografia – Oscar Wilde

Biografia – Oscar Wilde

Estátua de Oscar Wilde localizada na Merrion Square (Dublin), em frente à sua residência.
Estátua de Oscar Wilde localizada na Merrion Square (Dublin), em frente à sua residência.

“A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre.”

Um dos mais controversos escritores de língua inglesa, Oscar Wilde (1854-1900) soube ser polêmico em todos os momentos de sua vida. Desde o auge até sua decadência, Wilde viveu as emoções que muitos personagens da literatura passaram.

Apesar de viver por muitos anos em Londres, Oscar Wilde é na verdade irlandês. Nascido em Dublin, ele era filho de um médico, Sir William Wilde e de uma escritora, Jane Francesca Elgee, defensora do movimento da Independência Irlandesa. Desde criança Oscar Wilde esteve sempre rodeado por grandes intelectuais. Criado no protestantismo, destacou-se nos estudos das obras clássicas gregas e no conhecimento dos idiomas.

Ao crescer, estudou no Trinity College, em Dublin e ganhou uma bolsa de estudos para estudar em Oxford, na Magdalen College (mesma faculdade que mais tarde se formariam e trabalhariam CS Lewis e JRR Tolkien). Foi morar em Londres, onde teve uma vida movimentada, regada aos prazeres da bebida, escrevendo poemas e textos para o teatro.

Oscar Wilde criou o movimento estético denominado “Dandismo”, baseado na ideia de que a vida deveria ser norteada pelas preocupações artísticas como forma de enfrentamento dos problemas do mundo moderno. Visava transformar o tradicionalismo da “Época Vitoriana”, levando um tom de vanguarda às artes. Escrevendo para o teatro, chegou a ter, ao mesmo tempo, três peças em cartaz nos teatros ingleses. Em seguida publicou uma coletânea de poemas. Em 1887 e 1888, seu período mais produtivo, lançou vários contos e novelas, como “O Príncipe Feliz“, “O Fantasma de Canterville” e outras histórias.

Em 1891, lançou sua obra prima, “O Retrato de Dorian Gray“, que retrata a decadência moral humana. No entanto, no seu apogeu literário, começaram a surgir os problemas pessoais. O que antes eram boatos quanto a uma suposta vida irregular, passaram a se concretizar, dando início à decadência pessoal do escritor.

Magdalen College, Oxford
Magdalen College, Oxford

Declínio

Após o lançamento de Dorian Gray, apareceram rumores sobre sua homossexualidade, (severamente condenada por lei na Inglaterra), que não puderam mais serem negados. Oscar se envolveu com Lord Alfred Douglas (ou Bosie), filho do Marquês de Queensberry, que sabendo do relacionamento, enviou uma carta a Oscar Wilde, no Albermale Club, onde o ofendia e recriminava já no sobrescrito: “A Oscar Wilde, conhecido Sodomita”.

O escritor decidiu processar o Marquês por difamação. Depois tentou desistir do processo, mas era tarde demais e as provas da sua vida sexual desregrada começam a aparecer. Um novo processo contra ele foi instaurado. Sua fama começou a desmoronar. Suas obras e livros foram recolhidos e suas comédias retiradas de cartaz. O que lhe restava foi leiloado para as despesas do processo judicial. Acabou passando dois anos na prisão, que lhe renderam obras comoventes como “A Balada do Cárcere de Reading” (1898) e “De Profundis”, uma longa carta ao Lord Douglas. Ao sair da prisão, retirou-se para Paris, onde adotou o pseudônimo de Sebastian Melmouth e onde passou o resto dos seus dias, em hotéis baratos, embriagando-se com absinto.

Oscar Wilde morreu de um violento ataque de meningite, agravado pelo álcool e pela sífilis, às 9h50 do dia 30 de novembro de 1900.

Wilde foi enterrado no Cemitério de Bagneux, fora de Paris, porém mais tarde foi movido para o Cemitério de Père Lachaise. Sua tumba é obra do escultor Sir Jacob Epstein, à requisição de Robert Ross, que também pediu um pequeno compartimento para seus próprios restos. Seus restos foram transferidos para a tumba em 1950.

As ObrasCasa de Oscar Wilde na Merrion Square, em Dublin

No teatro, escreveu nove dramas, muitos ainda encenados até hoje, entre eles está “Salomé”, que nos anos 90 chegou a se tornar novela em uma emissora brasileira.

Turismo

Atualmente a residência de Wilde em Dublin é usada por uma escola americana, que não permite a visitação do local pelos turistas. Localizada na Merrion Square, é possível ir somente até a porta de entrada e ver a estátua de Wilde localizada em frente ao local, em um parque local. A residência de Wildes em Londres fica na 34, Tite Street.

É possivel também visitar as universidades que estudou: A Trinity College em Dublin fica a poucos metros da Merrion Square, já Magdalen College (que faz parte da Oxford University) é aberto à visitações pagas.

Outro local muito visitado pelos fãs é o cemitério Pére Lanchaise em Paris.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

One thought on “Biografia – Oscar Wilde

Deixe uma resposta