Home>Principal>O Olho do Mundo

O Olho do Mundo

O-olho-do-mundo-FRENTEQuando recebi a notícia que a editora Intrínseca lançaria “O Olho do Mundo”  eu estava com minha chefe. Quando a informação, a reação dela foi gritar “Yes!!!!”. Sim, minha chefe ficou felicíssima, já eu, não conhecia a obra, então minha chefe foi me atualizar.

O  Olho do Mundo é o primeiro livro da série A Roda do Tempo (Robrrt Jordan) é uma obra de fantasia lançada na década de 90. Na época de seu lançamento foi comparada em qualidade e atratividade ao Senhor dos Anéis (do grande Tolkien). É uma aventura em um reino que lembra a idade média e com seres fantásticos e muitas lutas e magia.

Tudo começa quando após um ataque de trollocs (algo parecido com um orc, na mitologia), comandado por um Myrddraal (um fantasma com poderes extraordinários). Eles estão em busca de 3 jovens da vila que possuem a mesma idade, e cujo nascimento foi próximo. A vila só é salva graças a uma bruxa (aqui conhecidas como aes sedai) e seu guardião, que estavam na vila procurando saber sobre a  história de Dois Rios.

No livro não sabemos porque estão atrás dos jovens. Para tentarem descobrir  eles viajam em busca de respostas. Levados pela aes sedai e seu guardião, uma amiga, a curandeira da vila e um trovador, os jovens partem até a cidade da bruxa.

Desde o início a história é cheia de mistério. Jordan não inicia a história explicando que terras estão e quem são as criaturas que vivem nela. A medida que a história se desenvolve vamos tendo uma breve noção de quem é quem e como é esse mundo e sua história. A bruxa por exemplo, não sabemos que ela é e quais suas reais intenções. Enquanto algumas pessoas na histórias a respeitam, outras torcem o nariz ou sequer permite que ela permaneça em algum lugar. Uma ideia genial do autor de não entregar o rumo da história  e conseguir surpreender os leitores.

No final do livro temos um glossário para esclarecer um pouco algumas palavras e pessoas da história, o que ajuda muito ao leitor a entender a história.

Apesar do início ser um pouquinho parado, à medida que vamos mudando de capitulo a história começa a se desenrolar e vamos entendendo melhor o reino e os seres que vivem ali.  É uma obra de muita aventura, cheia de seres sobrenaturais e muito bem escrita.

Para quem gosta de fantasia como as obras de Tolkien e Martin, vão adorar a Roda do tempo. A notícia boa é que todos os livros já foram publicados pelo autor em inglês, o que evitará anos de esperar pelo novo livro (como G.R.R. Martin tem feito com seus fás), a ruim (dependendo do leitor, pois não acho que seja ruim) é que são 14 livros, é muito livro que entrará na lista de desejado de uma vez (preparem o porquinho). A péssima é que a obra, embora acabada, não foi finalizada por Jordan, o autor faleceu antes de terminar a história. Ainda assim não deixará nós, leitores, de lermos (a curiosidade é grande demais de nos impedirmos).

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta