Home>Principal>Pois sou um bom cozinheiro

Pois sou um bom cozinheiro

Pois sou um bom cozinheiro, da Editora Companhia das Letras, é uma obra criada pela família de Vinícius de Moraes. Contém fotos, histórias do músico, curiosidades e muitas receitas praticadas ou degustadas por ele. Sim, neste livro descobri que Vinícius não só somente era um apaixonado pela culinária brasileira, mas também cozinhava.

Sou suspeita para falar sobre o poeta, porém ao ler este livro tive a impressão de que o conhecia há anos, como se fosse um tio ou avô querido. Tudo no livro traz cheiros, sensações e lembranças, é uma obra familiar. As receitas são divididas em três partes: uma mais relacionada ao que a família cozinhava, outra é dedicada às comidas de boteco, como a feijoada (que faz parte, aliás, dos textos de Vinícius) e uma última parte para falar sobre receitas apreendidas no exterior.

E — atenção! — segredo modesto
Mas meu, no tocante à feijoada:
Uma língua fresca pelada
Posta a cozer com todo o resto.

Feito o quê, retire-se o caroço
Bastante, que bem amassado
Junta-se ao belo refogado
De modo a ter-se um molho grosso

Um fato curioso sobre o homenageado é que ele costumava chamar certos pratos adicionando o diminutivo “inho”, então várias receitas da coletânea seguem esta regrinha. Tem o filezinho, quadradinho, macarrãozinho… Outro fato que me fez rir foi, ao saber que estava com diabetes (comia muito doce e açúcar nas comidas), o cantor atacava a geladeira durante a madrugada à procura de um docinho. Uma manhã, ao abrir a geladeira, encontraram seus óculos esquecidos.

Aproveitei Pois sou um bom cozinheiro para fazer umas receitas. Sou principiante na arte de cozinhar, mas gosto de tentar coisas novas. Fiz uma galinha ao molho pardo, bolinhos de arroz e como sobremesa, mousse de manga. Os bolinhos de arroz não deram muito certo, mas em uma próxima vez eu já sei aonde melhorar. Franguinho e mousse ficaram deliciosos. Obrigada Vinicius.

Para os fãs, um tributo ao cantor será realizado dia 1 de dezembro às 18h00, na Galeria Olido, em São Paulo.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta