Home>Principal>Armadilhas da Mente

Armadilhas da Mente

capa 16x23 aberta.inddSua mente era brilhante, mas nela Camille se aprisionava. Casada há mais de dez anos com Marco Túlio, um banqueiro milionário, tinha de tudo e o que havia de melhor. Mas seu casamento estava em crise. Muito atarefado, Marco Túlio era um marido ausente devido à sua dedicação ao trabalho. E este não era o único motivo de ultimamente se sentir tão só. A solidão também estava em sua mente, se sentia incompreendida, vivia desconectada de si mesma. Já havia passado por vários diagnósticos; psicose paranoica, depressão bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo e síndrome do pânico.

Camille era uma mulher muito difícil de lidar. Impenetrável, só se sentia segura desarmando outra pessoa, conseguia estressar seus psicólogos e psiquiatras deixando-os sem respostas aos seus intermináveis questionamentos. Ela era uma amante da filosofia. “Os livros me convidam à serenidade, a solidão me convida à loucura.” Era assim que Camille se justificava. Os debates profundamente reflexivos, entre citações e ideologias de grandes filósofos, torna o livro muito interessante. Freud, Jung, Sartre, Nietzsche, Camus, Kant, Descartes e outros são apresentados ao leitor de maneira simples e de fácil compreensão.

Na tentativa de sair da depressão e salvar o casamento, o casal resolveu comprar uma antiga fazenda e nela residir por algum tempo. Assim que chegam à fazenda, administrada por dezenas de funcionários, Camille conhece Zenão do Riso, o jardineiro meio atrevido que adorava cantarolar, falar com as flores e por muitas vezes foi visto soltando gargalhadas sozinho. Mas apesar de sua simplicidade, era culto quando o assunto era filosofia. Camille se sentiu provocada e intrigada com esse jardineiro que em seu jeito meio caipira de falar, possuía um espantoso conhecimento sobre a complexidade do ser humano e os fundamentos existencialistas. Ela não suportava sua alegria. Ele era feliz, embora pobre, enquanto ela era rica e infeliz.

O marido resolve contratar Marco Polo, um psiquiatra muito requisitado, mas que não ignorava os mais carentes e procurava atende-los sempre que possível. Zenão do Riso fora um de seus humildes pacientes. Conhecido como “o abridor de latas”, era capaz de acalmar os mais nervosos e trazer à tona a sabedoria dos ignorantes. Também apreciava a filosofia e sabia como desarmar seus clientes quando necessário. “Todo ser humano é um cofre. Não existem mentes impenetráveis, apenas chaves erradas.” – explicava.

Gostei muito deste livro, cada página me parecia como um passo a um caminho desconhecido e fascinante, despertando uma imensa curiosidade pelo o que haveria e aconteceria no final.

 “No auge da indústria do lazer, nunca fomos tão tristes; no apogeu da psicologia, nunca fomos tão estressados e deprimidos; na era da informação, nunca formamos tanto repetidores de dados…” (Pág. 65)

Pessoas acostumadas a criticar os outros ao redor, mas incapazes de reformar suas próprias loucuras. De Camille’s o mundo está cheio, e muitos ainda lutam pela liberdade de suas próprias mentes.  Um bom livro para uma época onde as pessoas são especialistas sobre o mundo exterior que os cerca, mas que ainda são como crianças em seu mundo interior.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta