Home>Principal>Nota Falsa

Nota Falsa

Nota Falsa é um romance inacabado de um dos maiores romancistas do mundo: Liév Tolstói. O russo foi o criador de obras expressivas e até hoje cultuadas, como Anna Kariênina, A Morte de Ivan Ilicht e Guerra e Paz (essa última, considerada o romance com maior número de páginas do mundo).

Em Nota Falsa, Tolstói busca mostrar como uma mentira pode transformar a vida de dezenas de pessoas. A primeira parte do livro trata das consequências de quando um jovem inocentemente falsifica uma nota para pagar sua dívida com um amigo. Sem imaginar, o seu ato inicia um rastro de violência e morte. A segunda parte segue a história de Stepan, que deitado na sarjeta é assolado pelo remorso de seus atos. Sem vontade para fugir é preso. Na prisão inicia uma jornada para se redimir e acabar com os demônios do passado.

Como dito inicialmente, por ser uma obra inacabada o final é abrupto, sem conclusão. Mas adorei ler o livro, pois tive a oportunidade de perceber como era o processo criativo do Tolstói. À medida que ia lendo percebia que muitas partes não tinham o traço poético que vi nas outras obras dele. Acredito que o texto que encontramos ali seja um esboço inicial, onde o autor define as ações iniciais de cada personagem para depois se aprofundar nos detalhes. É uma obra bruta, que não pôde ser lapidada, mas que mostra ao leitor um pouco mais do autor Tolstói do que sua obra em si.

Senti que o livro seria lindo se pudesse ter sido concluído. A ideia de mostrar como nossas ações podem mudar vidas que jamais conhecemos e que pode ser fatal para alguns, nos faz refletir em nossas vidas e as atitudes tomadas no dia-a-dia. Por mais que pareça boba, essa decisão pode transformar vidas inteiras, para melhor ou pior.

Assim como a maioria dos livros do autor, o livro tenta mostrar os problemas e as virtudes da sociedade, ações e sentimentos que acontecem em qualquer cidade ou país. Perceber as consequências dessas ações torna a obra muito interessante, pois podemos questionar ações que a sociedade comete quase diariamente e percebemos que as consequências vão além de um erro bobo para uma pessoa. É o efeito borboleta, onde um bater de asas de um inseto pode provocar um tsunami do outro lado do mundo: não percebemos que algo tão simples pode destruir algo há quilômetros de distancia de onde estamos.

O livro vem em uma latinha e é bem pequeno (menor que um livro pocket normal). Muito bonito e singular, ótimo para se dar de presente. O seu preço também não é alto, como a maioria das obras do autor. O porém é a tradução, que não é direta do russo, mas sua editoração não contém erros.

Recomendo a obra a todos. Não há dificuldade na leitura e o texto não é extenso ou cansativo. Para quem estuda letras ou gosta de crítica literária, terá a oportunidade de analisar com outro olhar o trabalho de criação de um livro e questionando como Tolstói teria terminado a obra, ou se haveria mudanças na história ou complementos na narrativa.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

One thought on “Nota Falsa

  1. Fiquei curiosa com o livro, quero ler, pois, a mentira, também, é considerada como a mola propulsora da civilização.

Deixe uma resposta