Home>Principal>O Azarão

O Azarão

o-azaraoApresento hoje a vocês a família Wolfe. Uma família com 3 irmãos e uma única filha que, segundo o caçula, vive no sofá com o namorado se beijando. Assim como qualquer família esta também tem suas peculiaridades como jantar cogumelos todos os dias e sem molho de tomate ela não funciona direito.

A família Wolfe nos é apresentado no livro O Azarão (Markus Zusak, ed Bertrand Brasil). É o primeiro livro da Trilogia dos Irmãos Wolfe, onde teremos relatos de momentos desse grupo e as percepções de um jovem que está crescendo.

O leitor já deve ter percebido que o caçula será o narrador dessa história. Cameron tem 15 anos e um cabelo que, por mais que ele tente sempre fica espetado. É um menino esforçado que sempre arruma confusão com o irmão Rube. Parceiros no “crime” (apesar de sempre planejarem assaltos, nunca o fazem) eles são encontrados juntos na maior parte do livro. Apesar de jovem, Cameron trabalha e se esforça para fazer uma poupança, não se mistura com muitas pessoas, mas assim como qualquer jovem está propenso a se apaixonar.

Na história percebemos a solidão de um adolescente em meio a uma grande família. Carmeron não é o mais popular da turma, não tem muitos amigos e não é daqueles que se misturam em grupos pautados por um hobby ou local. Ele é muito próximo do irmão Rube, com quem está sempre aprontando. Apesar de jovem, Cameron tem seu lado responsável: trabalha toda a semana e até seus pensamentos são pautados na realidade.

O que mais gostei no livro foi da forma como Cameron pensa. Enquanto na TV e os rapazes sonhem com a garota mais bonita da escola, aquela que é desejada por todos e inalcançável, o sonho de Cameron é se apaixonar por uma garota normal.

Umas garotas tinham acabado de se juntar ao grupo também. Acho que eram umas cinco. E eram bonitas. Duas delas tinham o tipo de beleza que disputa o concurso de mais bela da escola, enquanto as outras eram mais normais. Um tipo de beleza mais real. Garotas reais, pensei, que, um dia, com sorte, podem vir falar comigo.

Quando lia o livros fiquei muito feliz em ver um personagem como o de Cameron, pois nos ajuda a perceber que nem todo mundo vive no mundo de sonhos. Do mesmo jeito que Cameron acredita que muitas garotas preferem namorar os melhores partidos, nós, garotas normais, muitas vezes achamos que os rapazes só têm interesse em quem tem um corpo escultural e é mais sociável. Cameron me lembrou que nem todos os garotos são assim, também existem os garotos normais, que são tímidos e desejam pessoas como eles.

Em O Azarão, o autor mostra a vida de jovens reais, com sonhos reais. Nada de fantasia exacerbada que lemos em tantos outros livros publicados diariamente. Não encontramos ali um jovem fracassado que se tornará um herói, mas uma pessoa que está crescendo e continuará crescendo. Assim como nós leitores, que depois de acabar o livro voltamos para nossa rotina, terminamos o livro sabendo que a família Wolfe, principalmente Cameron, continuará com os conflitos e uma rotina assim como nós.

Achei o texto muito cativante e honesto. Apesar de ser uma ficção, mostra um lado bem real da vida produzido de uma forma simples e honesta. Não há aventuras inimagináveis ou super-heróis que salvarão o dia, mas pessoas como nós que nos lembram que a vida real existe e pode ser tão bela como qualquer romance que está na prateleira da livraria.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

4 thoughts on “O Azarão

  1. Eu gostei da menina que roubava livros, mas o outro livro dele achei bem fraco.

    Mas vou dar uma chance e ler esse, você falou tão bem que acho que ele merece uma chance.

  2. A menina que roubava livros é bem diferente desse. Esse foi o primeiro livro que ele escreveu, logo o texto será um pouquinho diferente.

    Mas não deixa de ser um livro bom, gostei muito do jeito que ele muda a história para o sonho do personagem e vice versa….

Deixe uma resposta