Home>Resenhas>O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade

O Fim da Eternidade (ed Aleph) é considerado o primeiro livro em que o autor, Isaac Asimov, desenvolveu um romance. E fico feliz em dizer que o fez muito bem.

Conhecido por seus livros de ficção cientifica como Fundação e EU, Robô, Asimov fez sucesso entre o público que gosta de sonhar com o futuro. Em o Fim Da Eternidade, o autor fala de uma época onde as viagens no tempo são possíveis e a tecnologia é utilizada por um grupo denominado Eternidade. A intenção desse grupo é estudar cada época, verificar seus pontos fortes e fracos e, caso haja alguma criação ou ação que venha a causar um grande impacto nas vidas terrestres, eles agem para extingui-la.

Nosso protagonista é Andrew Harlan, um técnico da Eternidade, sua função é iniciar Mudanças de Realidade, mudar o curso da História. Com alto índice de acertos em seus trabalhos Andrew é considerado um dos melhores. Após ser convocado para trabalhar em um projeto em que precisa se inserir na sociedade, conhece Noÿs Lambent e se apaixona por ela.

A partir daí toda a trama começa a se desenrolar. Os funcionários da Eternidade não podem ter famílias (seus parentes não podem mais vê-lo e nem você pode permanecer em seu século atual) e relacionamentos amorosos não são permitidos. Para piorar, Andrew terá que fazer uma mudança no século de Noÿs e isso fará com que ela não exista mais. Andrew terá que tomar uma decisão para salvar seu amor nem que com isso destrua toda a Eternidade.

O livro é fantástico. Asimov não é um autor que entra em detalhes e explicações logo no inicio do livro, ele prefere esclarecer ações no decorrer do texto, o que faz a leitura ficar mais leve e dinâmica. Outro ponto positivo está na história sem buracos, onde as ações das personagens não revelam como a trama irá desenrolar mais a frente.

Gostei muito do livro e coloquei Asimov na minha lista de favoritos. Um dos melhores autores de ficção cientifica que já li.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

3 thoughts on “O Fim da Eternidade

  1. Ultimamente tenho me interessado por livros de ficção científica, se é dica sua, vou inserir esse na lista.
    Deus! Queria ter tempo pra ler tudo! rs.

  2. Já descobri que tempo é uma coisa que não terei pra tudo que quero ler rsrs.
    Esse autor era o preferido do Daniel (switchfoot)….lembra dele?

Deixe uma resposta