Home>Literatura>O Cirurgião

O Cirurgião


O Desafio Literário deste ano não começou bem para mim. Nos dois primeiros meses do ano acabei por me decepcionar com as leituras que, no meu gosto pessoal, foram bem fracos. Mas no terceiro mês as coisas melhoraram para minha alegria e surpresa, porque estava com medo de ler mais um livro ruim. No mês escolhido para lermos sobre serial killers, assassinos em que suas vítimas têm mortes idênticas, ocasionadas por alguém que sente algum tipo de prazer em matar pessoas da mesma maneira.

A autora escolhida já era minha conhecida por nome: Tess Gerritsen é uma figurinha bem conhecida nas prateleiras de livros policiais seus livros são procurados diariamente, como livreira posso confirmar essa informação, e muito bem recomendada pelos leitores. Mas até o momento nunca havia lido nada dela. Após uma conversa com uma cliente fã da autora e me dar uma aula rápida sobre seus livros, optei por ler este mês O Cirurgião (Ed Record), que segundo essa cliente, é interessante que seja o primeiro livro a ser lido da Tess para conhecermos a detetive que será a mesma de outras historias da autora.

O livro relata a história de um assassino em série cruel na cidade de Boston. Todas as mulheres assassinadas têm seu útero retirado, a parte mais cruel é que ele retira o órgão com elas vivas e acordadas e por esta razão começou a ser chamado de O Cirurgão. Os detetives Jane Rizzoli e Thomas Moore investigam o caso e têm como única pista a médica Catherine Cordell, a única vítima de um assassino que atuava de maneira bem parecida com o cirurgião. O problema é que esse assassino foi morto pela médica que, tentando se salvar, atirou no criminoso quando conseguiu se libertar.

Com a ajuda da médica, os detetives tentam buscar informações para saber a semelhança dos assassinatos para saber se o assassino era o mesmo, é alguém tentado imitar os assassinatos. Com o decorrer das investigações percebem o assassino está tentando se aproximar da Dra Cordell por algum motivo.

A autora consegue manter o leitor grudado nas páginas com muita facilidade. Ela não se preocupa em relatar a cena do crime, mas no relato do acontecimento, o que provoca no leitor uma leitura de ação que deixa o leitor grudado nas páginas para saber como vai terminar aquela cena. Tendo como personagem uma médica de pronto socorro, os relatos dos acontecimentos de como Cordell salva vidas de seus pacientes com esse tipo de narrativa faz a história fica muito interessante.

Além da narrativa escolhida, é também no desenvolvimento dos papéis de cada personagem  que a autora conquista o leitor. Enquanto lemos a ação toda voltada para a Dra Cordell, temos nos detetives algo bem diferente, pois eles são minuciosos e detalhistas, e é graças a esse trabalho metódico e até mesmo cansativo, de olhar documentos, verificar fotos e cenas dos crimes que eles, pouco a pouco, vão conseguindo pistas importantes sobre o assassino.

O leitor pode ficar surpreso de início ao ver que a vítima tem mais ação no seu dia a dia do que os detetives. Em geral os filmes de ação nos mostram cenas contrárias ao que a autora escreve aqui, mas o livro de Tess me convence que o que ela escreveu está mais próximo da realidade diária do que muito filme de ação. E tudo isso sem ser exagerada. Terminei o livro com a certeza de que valeu muito ler esse livro e com vontade de ler outros títulos dela.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

4 thoughts on “O Cirurgião

  1. Que bom! Finalmente um livro que conseguiu esse efeito positivo! rs. Realmente, parece ser bem interessante a história! Eu gosto bastante dessa coisa de detetive e crimes a desvendar. Isso vale pra filme, série, livro… rs… Mas imagino que deve ser uma tarefa difícil prender o leitor/espectador. Parece que esse livro consegue. Vou anotar na minha (enorme) lista de próximas leituras!

    Bjo.

Deixe uma resposta