Home>Literatura>Jogos Vorazes

Jogos Vorazes

Um dos livros infanto-juvenis mais vibrantes do ano é Jogos Vorazes de Suzanne Collins (Ed Rocco). A trilogia é repleta de ação, críticas a governos totalitários e programas de reality show, nos dá uma idéia de como seria a versão das lutas de gladiadores durante o pão e circo romano.

A história se passa no futuro, após os EUA ser destruído por eventos naturais e conflitos, nasce uma nova nação chamada Panem, que tem como Capital uma cidade que leva todo o país com mão de ferro. Após um levante que destruiu um distrito, a Capital criou os Jogos Vorazes,  como punição aos que restaram.

Os Jogos Vorazes é um programa de TV anual, exibido em toda Panem em tempo real. Os participantes são escolhidos por sorteio, dois por distrito (um rapaz e uma garota) entre 12 e 18 anos. Após definidos por sorteio, os participantes são levados à capital, colocados em uma arena onde deverão lutar entre si. Somente um jovem sobrevive e se torna o vencedor do Programa. A participação no sorteio é obrigatória, assim como assistir ao programa também é.

Agora que já sabem o que são Os Jogos Vorazes, vamos à história. No Distrito 12 conheceremos Katniss, uma jovem de 16 anos. Orfã de pai desde os 11, Katniss precisou se tornar líder da família cedo. Aprendeu a caçar e assim, na ilegalidade, vender animais mortos para que ela, a mãe e a irmã pudessem sobreviver. Junto com Gale, seu amigo de caças, tenta sobreviver em uma cidade pobre.

Katniss acaba sendo levada a participar dos Jogos Vorazes (isso todos já sabiam, mas a melhor parte é como o nome dela chega ao microfone). Lá era terá como apoio Haymitch, vencedor dos Jogos Vorazes do seu distrito e um bêbado e a angústia de ter que matar seu colega Peeta, alguém que a ajudou logo que perdeu o pai.

Os três juntos terão que criar estratégias para que possam sobreviver aos jogos, mas ao mesmo tempo o passado de Katniss se une a novas descobertas sobre Peeta que farão com que ela fique mais desesperada ao pensar que terá que matar o colega em algum momento.

Cheio de aventura e muito bem escrito, o texto nos faz querer ler desesperadamente. A cada página queremos saber o que acontece. O programa é muito bem produzido para evitar momentos tediosos. Caso não esteja havendo lutas, enchentes, avalanches ou queimadas podem ser provocadas com a intenção de aproximar os competidores e gerar batalhas e mortes.

Apesar do enredo parecer forte, a história não é tão pesada. Suzanne Collins soube escrever de modo que as batalhas mais sangrentas sejam deixadas em segundo plano e suas conseqüências tenham um valor mais significativo à trama, fazendo do texto algo dinâmico sem se tornar sangrento ou cansativo.

A trilogia está entre os mais vendidos nos EUA e já tem data para chegar aos cinemas: 23 de março. Só para terem uma idéia, o teaser trailer do filme foi lançado no VMA’s deste ano.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

7 thoughts on “Jogos Vorazes

  1. Caramba! Mesmo que a autora tenha escrito muito bem, ainda assim a trama soa como algo um pouco pesado para ser classificado como infanto-juvenil. Bom, se bem que as crianças e jovens de hoje encaram isso com grande naturalidade…
    Fiquei muito interessada na obra..pois trata de um tema que me agrada bastante.

    Como faço para seguir teu blog?

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

  2. Terminei de ler o livro a pouco e sua resenha está perfeita. O livro é demais, estou tendo que me segurar para não ler o segundo agora, realmente apesar de passar uma impressão forte pela sinopse e proposta do livro, a autora soube escrever de uma forma que não ficou tão sangrento.

    Junior Nascimento

  3. Caramba! Mesmo que a autora tenha escrito muito bem, ainda assim a trama soa como algo um pouco pesado para ser classificado como infanto-juvenil. Bom, se bem que as crianças e jovens de hoje encaram isso com grande naturalidade…
    Fiquei muito interessada na obra..pois trata de um tema que me agrada bastante.

    +1

Deixe uma resposta