Home>Literatura>Cavalos Roubados

Cavalos Roubados

Nas prateleiras das livrarias encontramos diversos livros. Desde ação, romance e aventura, tudo podemos encontrar lá. E é lá também que encontramos o livro Cavalos Roubados de Per Petterson (Ed Verus), que não se encaixa em nenhuma dessas categorias. Cavalos roubados é um livro singular, que nos faz repensar sobre a vida.

Cavalos Roubados relata a história de Trond Sander, um senhor de 67 anos que após perder a esposa em um acidente de automobilístico, se muda para o interior da Noruega para viver no campo. O desejo de Trond é viver sozinho, em busca de silêncio e tranqüilidade. Mas naquela remota região nossa personagem acaba reencontrado Lars, uma pessoa que há 50 anos não via.

O reencontro com Lars faz Trond reviver todos os momentos do último verão que passaram juntos. Os acontecimentos daquela época se misturam entre alegrias e tragédias. Os momentos de diversão com amigos e os laços paternos que se fortaleceram nos dias que pai e filho tiveram juntos na cabana de veraneio e momentos de decepção e dor.

É um texto plácido, onde não encontramos palavras rebuscadas nem tampouco uma história de ação. Apesar de se falar de perdas de decepções, o autor consegue trazer os conflitos sem assombro ou desespero ao leitor. A medida que a leitura calmamente avança vamos notando o autor leva a história como um riacho leva suas águas, com tranqüilidade.

O livro ganhou vários prêmios literários e muitas críticas positivas. Não poderia contradizer depois de me sentir tão leve com essa leitura. A tradução, direto do norueguês, também não deixa a desejar. Um trabalho muito cuidadoso e sem erros na edição.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

2 thoughts on “Cavalos Roubados

Deixe uma resposta