Publicado em Literatura, Literatura Estrangeira

Entre Assassinatos

Kittur é a cidade fictícia localizada na costa sudoeste da índia. Banhada pelo mar Arábico a oeste e pelo rio Kaliamma a0 sul e a leste é abençoado por um solo fértil e por uma beleza pitoresca, o lugar já ostenta alguns séculos de história. Este é o cenário escolhido pelo vencedor do Man Booker Prize e autor do sucesso O Tigre Branco, Aravind Adiga em seu novo livro.

Lançado pela Editora Nova Fronteira, Entre Assassinatos reúne catorze histórias que acontecem no período que compreende os assassinatos de duas figuras extremamente relevantes para a política indiana: Indira Ghandi e Rajiv Ghandi, em 1984 e 1991 respectivamente. Conforme saboreava os contos de Adiga comecei a visualizar uma Índia desconhecida anteriormente por mim, um país onde conflitos entre castas, religiões, classes sociais, assim como a corrupção e a miséria estão presentes, nos mostrando o preconceito e a desigualdade social em que os indianos estão inseridos.

Rico em detalhes e usando uma linguagem de fácil entendimento, Aravind foi bem criativo ao detalhar entre uma história e outra as peculiaridades e detalhes dos principais pontos turísticos de Kittur, enquanto mostrava as histórias de um povo marcado por contrastes culturais e que anseiam por mudança de vida.

Me emocionei ao ler a história da pequena garota que, como prova de amor ao pai, pede esmolas na rua para sustentar o seu vício dele em drogas. Fiquei furiosa junto com o personagem Abassi, o dono de uma fábrica de camisas que teve que escolher entre mergulhar no submundo da corrupção e deixar suas operárias cegas ou fechar as portas da sua empresa.Vibrei quando um vendedor de cópias xerocadas de livros depois de ser torturado por autoridades locais enfrentou cada um deles ao vender um exemplar proibido no país. Estava tão envolvida com as descrições, histórias e personagens  que uma noite cheguei a sonhar que estava passeando pelas ruas de Kittur e interagindo com os personagens do livro.

Concluindo, em Entre Assassinatos somos desafiados a pensar sobre desigualdade social, o preconceito e também sobre como independente da cultura, religião e classe social estamos sempre em busca e envolvidos por uma vontade enorme de mudar de vida.

Autor:

É a garota que ainda desmente que medo não sente. Também é jornalista,desastrada, agitada, viciada em livros e café.

8 comentários em “Entre Assassinatos

  1. A Índia possui tanta riqueza cultural que não conseguimos visualizar tudo.

    Achei interessante ver que tudo acontece no período dos assassinatos dos Gandhi.

    Já estava curiosa por ler esse livro, agora desejo mais.

  2. Parece ser muito bom, um livro de história e ao mesmo tempo sobre política. E você curtiu muito e indicou bem, quem sabe não é o próximo livro da minha lista?
    Abraços

  3. Parece ser um livro excelente. Além de mostrar a Índia e sua cultura, ainda nos leva a confrontar idéias locais e refletir sobre tantas diferenças, tudo dentro de uma leitura aparentemente agradável.
    Me interessei muito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s