Home>Literatura>Dissecando o sucesso

Dissecando o sucesso

As histórias das pessoas que alcançaram o sucesso são sempre contadas de forma épica. Nesses relatos o foco, o segredo está sempre nas virtudes e no mérito da pessoa em questão, ou seja, a mensagem principal que é transmitida é a de que o sucesso é resultado de virtudes e qualidades inatas que algumas pessoas possuem e outras não. Isso fez com que um mito sobre o sucesso fosse criado e propagado a todos nós, e todos nós passamos a acreditar que o sucesso é mesmo fruto unicamente da virtude e do esforço pessoal e natural.

O livro de Malcolm Gladwell (Fora de Série- Outliers Ed. Sextante) simplesmente destrói esse mito.Nele o autor aponta e analisa diversos fatores que explicam e propiciam o sucesso de uma pessoa.Fatores como a família, o lugar e a época na qual se nasce entre outros fatores.As pessoas que alcançaram um sucesso extraordinário não são necessariamente as mais inteligentes ou as que mais mereciam e sim aquelas que tiveram oportunidades que muitas outras pessoas de mesmo ou maior potencial simplesmente não tiveram.

Para embasar sua tese Malcolm investiga e analisa personalidades bem sucedidas e conhecidas de todos nós como Bill Gates e Mozart por exemplo. Claro que o talento, o elemento pessoal também é algo importante, mas a habilidade natural é apenas um dos fatores e não o fator mais importante ou decisivo na equação do sucesso. Oportunidades incríveis que estavam fora do controle das pessoas de grande sucesso lapidaram seus talentos e moldaram o cenário que lhes permitiram obter o sucesso.

Entender os fatores que movem a dinâmica do sucesso além de muito estimulante é também muito libertador porque vemos que não somos os únicos responsáveis por nossa falta de êxito e oportunidades. Nossa história é moldada e mudada por causas que estão fora de nossa jurisdição já que não escolhemos a época e a família onde nascemos, nem a herança cultural que recebemos. Esses fatores podem nos catapultar para o sucesso ou para a falta de êxito independentemente de nosso Q.I. e do nosso potencial.Descobrir isso ao longo do desenrolar do livro não nos leva a um mero fatalismo, a uma visão de que nada podemos fazer por nosso sucesso, mas acaba por nos ajudar a entender que ao acreditarmos e buscarmos reproduzir em nossas vidas o mito da pessoa que “se faz sozinha’ só seremos levados a arrogância ou a frustração.

“Fora de série” é um livro que nos leva a um entendimento realista sobre o sucesso, nos faz entender sua lógica e desmitificar seus caminhos. É uma leitura obrigatória numa cultura calcada no individualismo e na criação de mitos que exaltam virtudes pessoais em detrimento de outros fatores mais poderosos e interessantes que explicam e levam à trajetória do sucesso.

17 thoughts on “Dissecando o sucesso

  1. geralmente vejo esse livros como livros de auto-ajuda e n me interessomuito por eles, mas como foi exposto aqui uma nova vertente, me inclinei a procurar algo sobre e confirmar o q foi postado. Amnha estarei na Bienal do livro em São paulo e irei procurar esse livro, fui convencido pelo seu post.

  2. Livro interessante e que parece fugir dos padrões ilustrado por outros, porém acredito que o verdadeiro sucesso está na felicidade; é comum associar sucesso a dinheiro ou entao a uma carreira promissora,contudo acredito que o verdadeiro objetivo seja mesmo ser feliz, independente de como, a maior realização de alguém é a verdadeira felicidade, o simples fato de estar bem com a vida.

    Gostei do post e principalmente do ponto de vista esposto.

    Se puder, me viste.

    Abraçoss

  3. Marcus eu também não gosto de livros de auto-ajuda que possuem respostas muito prontas e simples pra questões complexas.Mas pode confiar que este livro não tem nada a ver com esse tipo de livro.Eu gostei muito, creio que você também vai achar interessante.Fico feliz que meu post tenha ajudado a se interessar pelo livro.

    Abs

  4. Victor concordo com você, sucesso é fazer o que se gosta, ter um trabalho significativo ainda que não tenha status social.O autor tb cita isso como um fato importante para o sucesso.

    E livia, esse livro é ótimo pra gente entender pq não teve ou porque teve sucesso profissional rsrs..Por muito tempo eu achei que a culpa da minha falta de sucesso profissonal era unicamente minha, mas tomar conhecimento de vários fatores importantes abordados no livro me ajudou a não me martirizar tanto, mas tb não me deixou esquecer que a gente tem mesmo que correr atrás, fazer a parte que cabe a nós, cois que eu acho que não fiz.

    Vale a pena ler esse livro gente.Agradeço os comentarios de todos e Abraços.

  5. Ainda não li, mas pelo que você falou, é muito bom , principalmente, porque, o individualismo de hoje em dia, chega a ser futilidade.

  6. Texto muito importante pra mim, pois estou terminando o ensino médio próximo ano e procuro maneiras de conquistar o sucesso em meio a uma sociedade que impõe dificuldades em abrir porta de emprego

  7. Hmm, adorei a dica do livro. Geralmente não me interesso por este tipo de livro, mais este parece ser bom.. vou procurá-lo (:

  8. Quando li Outliers, a principio me deu uma angústia que parecia que iria virar depressão pao me deparar com análises de pq um jovem virar astro de roquei e outro não somente pelo mês de nascimento.

    Mas a medida que ia lendo, percebia que se não cheguei onde desejava não era pq eu não sei e nada ou qualquer outro motivo. Mas ao mesmo tempo me fez querer correr atrás pq ainda estou viva, e oportunidade pode chegar.

    Uma prova das ideias de Gladwell vi na questão de estudo. Bill Gates passou a adolescencia brincando de programar, o que fez com que ele tivesse conhecimento necessário para criar a microsoft que conhecemos. Assim como os Beatles, que tocavam loucamente por mais de 10 horas por dia em Amsterdam, nos shows que conseguiam no inicio da carreira, o que fez com que eles tivessem treinamento necessário para serem grandes músicos.

    Isso nos deixa certos que msm precisando de diversos fatores externos, precisamos começar a lutar pelos interesses que temos. Assim, quando a oportunidade chegar, etaremos preparados para elas.

  9. O livro parece ser bem interessante. Gostei da resenha. No entanto, acredito que o sucesso está ligado ao trabalho e a força de vontade. Além disso, fazer algo com amor e determinação já é meio caminho andado para obter reconhecimento. Abraço

  10. Gostei do seu blog, e só entrei nele pois li um comentário seu no meu blog que está apenas iniciando.

    Posso sugerir livros da minha especialidade [POKER] caso ache o assunto interessante.

    Parabéns pela resenha!

    Beijo!

    Jean Ouro

  11. Ótima dica, destruir mitos é mto bom pois vivemos hoje numa sociedade de pensa pela cabeça alheia e acredita em tudo que é mito. E realmente o sucesso não é resultado de virtudes e qualidades inatas tem muita coisa por trás e além do sucesso. Parabéns pelo blog

  12. Não gosto de pensar sobre sucesso. Isto me desanima demais, me deixa triste e com gosto de materialismo na boca. Não sei ao certo do que se trata o livro, apenas que aborda o sucesso. Não sei se conseguirei atingir meus objetivos na vida, mas o mais importante estou fazendo agora, que é viver intensamente e com muita infinitude. O importante é ser feliz no presente.

Deixe uma resposta