Como Treinar O Seu Dragão

 Esse ano foi lançado um livro divertidíssimo para a garotada que gosta de aventura. Chama-se Como treinar o  seu dragão, de Cressida Cowell.

O livro conta a história de Soluço Spantosicus Strondus III, um menino viking, (viking era uma tribo de pessoas que moravam bem lá no norte do planeta, num lugar hoje conhecido como Noruega – um lugar bem gelado). Os vikings eram piratas, e eles eram muito, mas muito fortes.

Esse soluço, que comecei a falar era filho do chefe da tribo dos vikings chamada Hooligans Cabeludos. Ele foi um grande herói em sua época e fez grandes feitos, mas neste livro conta como ele começou seu treinamento para se tornar esse grande herói. Nesta época ele tinha apenas nove anos, era baixinho, magrinho e desajeitado (nem dá pra acreditar que poderia ser um herói não é mesmo?).

Soluço começou sua iniciação como todos os vikings – teria que pegar um filhote de dragão e treiná-lo. Sim isso mesmo, naquela época há alguns séculos atrás, ainda existiam dragões no mundo, e os vikings era um dos poucos povos que conseguiam domesticá-los. Mas essa não é uma tarefa fácil, afinal, estamos falando de um bicho que cospe fogo, voa e alguns têm até veneno.

Mas Soluço é um garoto que, embora não seja forte nem aparente ser muito corajoso, consegue seu dragão, só que um dragão muito, mas muito pequeno do que os habituais e completamente sem dente. Como qualquer criança de nove anos (algumas coisas não mudam com o tempo), Soluço não pôde deixar de ser piada por seu dragãozinho, que acabou sendo chamado de Banguela.

Treinamento

Agora Soluço precisa treinar Banguela para passar no teste final, caso contrário pode ser expulso de sua tribo. Mas treinar seu dragão não vai ser fácil, já que Banguela é um dragão muito teimoso e não gosta de obedecer, pois, como Banguela mesmo disse, dragões são egoístas.

Um livro divertidíssimo, com ilustrações muito bem trabalhadas. O livro também conta com vários adendos explicativos com detalhes de cada tipo diferente de dragão. Para nós que somos leigos no assunto (já que hoje em dia não encontramos mais dragões) entendermos melhor do assunto.

Para quem desejar ter um dragão é uma ótima pedida. Assim ficará mais fácil treinar seu novo “bichinho” de estimação quando ganhá-lo.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

31 thoughts on “Como Treinar O Seu Dragão

  1. Interessante!!!
    rsrsrss referente a dragões a gente encontra sim!!! rsrsrss tem 3 morando no meu predio!!! Brinks!!

  2. Eu realmente queria aprender a treinar um dragão. Tem uns vizinhos aqui que precisam de treinamento, fazem muito barulho, perturbam o dia todo. Queria treinar um dragão pra cuspir fogo neles.

    Brinks… quando meu filho estiver aprendendo a ler, vou comprar esse livro.

  3. Jáa ouvii falaar muitoo beem desse livrooo.. e concordoo com o coments acimaaa aindaa existeem muitooos dragões por aii !! rssss ;
    Beloo bloog’
    Beijokaaas ~

  4. Eu adoro livros juvenis! É muito bom dar um descanso de ler livros pra facul, clássicos ou revistas e jornais, para se divertir com ficções divertidas.

    Quero ler! 🙂

  5. minha irmã pegou o livro aqui no meu quarto (e ja esparramou na minha cama pra ler). tava rolando de rir.

  6. O livro parece ser bem interessante. Vou procurar para o nosso atleta. Parabéns pela iniciativa do Blog. É sempre bom divulgar cultura, ciência e esporte… tudo o que o país precisa.

  7. legal parece ser bem interessante^_^adoraria ler, adoro esses tipo de livros que por mais que possam parecer meio bobos ou infantis,são marcantes e suas historias contagiam ate o mais velho e maduro dos homens^_^

    xau

  8. O livro deve ser bacana, utimamente eu estou com tanta coisa para ler, e o tempo anda meio curto para isso.

    Parabens pela parceria e pelos posts.

    Um Abraço

  9. O livro inspirou o filme, mas a história é ligeiramente diferente. Não li o livro (apesar de que me pareceu bastante interessante), mas gostei da adaptação para o cinema. Principalmente porque adoro animações 😛

    (que bom que o livro pensou nos leigos, hein! hahaha)

  10. eu li o livro e muito bom mas o povo gosador toma juiso dragoes existem eu pesquiso muito isso e coisa seria

Deixe uma resposta