Publicado em Literatura, Literatura Brasileira

Órfãos do Eldorado

Órfãos do Eldorado é o quarto e, por enquanto, último livro lançado pelo escritor amazonense Milton Hatoum. Em seus textos, é comum encontrarmos descrições do Amazonas e de seu povo, com alguns traços políticos.

Publicado em 2008, a obra leva seus leitores a conhecerem cidades onde as lendas e o misticismo fazem parte da cultura e da formação da população. Será que a cidade submarina do Eldorado realmente existe? E será que ela está escondida nas águas escuras do rio Amazonas?

As pessoas acreditavam fielmente nos mitos, como podemos perceber ao desfrutar das histórias ditas por Arminto Cordovil, um velho e pobre morador; o contador de sua própria história.

Este livro é um bom exemplo de um contador de histórias não completamente são, o qual, por este motivo, torna seus contos ainda mais interessantes, intrigando os leitores com descrições que permeiam a veracidade e a ilusão.

O personagem narra fatos de sua família, que rapidamente perdeu todas as suas posses, casas e empregados. Frente à estes acontecimentos, o narrador não se desespera, mas vive tão somente em busca de Dinaura, sua deusa, a mulher que o enfeitiçou com apenas um olhar.

Dinaura um dia desaparece, deixando Arminto literalmente louco, de paixão. Apesar de parecer clichê, toda a existência misteriosa da mulher é o que faz Arminto viver. O personagem procurou por ela em todo o Amazonas e, iria até o fundo do Eldorado se fosse preciso. Enfim sua busca termina, dando início a uma vida mediada entre a sanidade e a demência.

Para os que gostam de contos populares, Órfãos do Eldorado é um livro para se encantar e ser encantado. Todo o misticismo das histórias e de alguns personagens é capaz de te fazer desejar conhecer o estilo de vida amazonense.

Autor:

Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

20 comentários em “Órfãos do Eldorado

  1. nossa, até hoje não li nada do Hatoum. Sempre ficava na dúvida. Depois dessa resenha fiquei curiosa, vou dar uma olhada na livraria pra ler.

    Ótima estréia Livia.

  2. Eldorado, Atlantis, Triângulo das Bermudas…lugares curiosos. Existiram ou não? Dá vontade de saber mais. Pelo sim ou pelo não, o livro mencionado parece ser uma fonte de pesquisa ótima. Gostei bastante do blog.

  3. A história do povo amazonense por si só é bastante atrativa e praticamente mitológica para os que habitam longe da região. Não é a toa que tantos se encantam e mito e realidade se misturam. Juntando isso a um bom contador de histórias deve ser muito bom mesmo! Obrigada pela dica.

  4. Interessante…desculpe não ter mais o que falar…serio…mas legal seu blog e a iniciativa de falar sobre livros.

  5. Ainda não li, mas só de ler o seu texto fiquei com vontade de dar uma conferida. (Todo errado se fizer isso, pois no momento estou lendo 3 livros ao mesmo tempo). Mas esse vai pra minha lista de livros futuros, Rs.

  6. Hey!

    Entrei no teu blog, por causa do nome….

    Rs. Naqueles jogos bobos de orkut. Não tava conseguindo ler blogs de humor.

    Sobre Eldorado, já ouvi versões que a cidade estaria situada na Chapada Diamantina na Bahia, aliás vai sair um filme sobre isso, se não me engano.

    [acho que sim].

    Não conheço o autor, deve ser novo !?

    🙂 vi bastante recomendações de livros, gostei.

    Beijos!

  7. Não tinha ouvido falar desse autor… Mas parece ser um estilo bem legal, gosto de escritores que usam um tom meio evocativo, e histórias populares, lendas da cultura de cada povo, costumam combinar bem com esse estilo. Gostei muito do jeito como você descreve os livros por aqui… Vou te linkar lá no Anagrama, como agradecimento pelo comentário, e continuar passando sempre aqui!

    Abraço! Até mais! 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s