Home>Resenhas>Salvador Puig Antich

Salvador Puig Antich

Salvador é um filme produzido na Espanha e conta a historia de um jovem que viveu durante a ditadura no país. Conta com o ator Daniel Brhül (conhecido por filmes como Adeus Lênin, Edukators e Bastardos Inglórios) como Salvador, além de um elenco que não deixou nada a desejar.

Salvador Puig Antich (Brühl) foi um jovem que não aceitou a condição imposta em seu país. Nascido na Espanha, em uma época turbulenta criada pelo regime de ditadura, Salvador contraria as regras impostas e decide lutar pelo seu país.

Junto com seus amigos, Salvador cria um grupo que promove assaltos a banco. Com o dinheiro, produzem revistas e material publicitário contra a ditadura e ajuda os grevistas. Porém, como diversas histórias desse tipo acabam mal, Salvador é preso e acusado de matar um policial que faleceu quando tentava fugir e é condenado à morte.

O conflito entre amigos polícia, família e relacionamentos é mostrado neste filme de forma humana. Mostra como a personalidade de cada envolvido com Salvador é levada em consideração. Embora as vezes pareça que Salvador não se importe com nada, aos poucos percebemos como ele cativava as pessoas e cuidava para que sua família não sofresse com seus atos.

Apesar das cenas fortes e um final trágico, o filme tem como objetivo mostrar que existiram pessoas que lutaram pelo que acreditam. Salvador não se mostrou arrependido de seus atos, sabia muito bem o que fizera e que as conseqüências seriam altas, mas as aceitou, pois aceitava permanecer parado diante da situação de seu país. Os conflitos da época, a discussão entre se o que Salvador fez é correto ou não mesmo sob o aspecto de que o fez por liberdade, envolve os personagens, trazendo os questionamentos que qualquer um possui. Mostrando criticas que vêem de ambos os lados: familiares de Salvador e policiais, e como os argumentos caem pouco a pouco trazem ao filme um aspecto de questionamento impossível de não ser feito.

Isso torna o filme um exemplo de luta e determinação, mais uma entre várias, que merece ser relatada.

Daniel Bhrül em cena do filme

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

22 thoughts on “Salvador Puig Antich

  1. Querida amiga avassaladora… O filme parece otimo! Hoje, já distantes dos anos de chumbo, tenho apenas leves lembranças… mas as vezes sinto um arrepio quando lembro dos detalhes… da faculdade… de amigos que sumiram….

  2. Parece ser muito bom o filme, mesmo sendo uma temática bastante tratada pelo “cinema atual”, a safra ainda vai render bons frutos.

    ps: gostei do blog e da neve caindo.
    ps2: achei que a neve era defeito do meu monitor.

  3. Nossa pela história ae que eu li o filme deve ser bem forte, gostaria muito de ve-lo, vou tentar procurar por aqui…
    Adoro esses tipo de filmes, sou fascinado por cinema…

    OTimo o seu blog, amei….

  4. Interessou-me bastante o filme.

    Vc não disse, mas eu suponho que se passa durante os anos de ditadura do General Franco, né?

    Gosto de histórias políticas e acho que filmes como esse podem ser bem oportunos num tempo em que a juventude nunca esteve tão alienada e individualista.

  5. Adoraria fazer parceria ! Seu Blog é muito bom!
    Já vou colocar o link do seu Blog ^^

    Me interessei pelo filme, tenho sentido falta de filmes que me envolvam em uma historia com sentimento de verdade. Este parece ser um daqueles filme que realmente marcam pelo sentimento e não por fantasias. Algo simples e intrigante.

  6. no es un film divertido, es la historia de un gran hombre que vivio y murio por su ideal, murio asesinado ya que el cuerpo del guardia civil muerto habian balas de todos los calibres usados por la misma policia franquista lo cual resume que los mismos compañeros dispararon contra el.

    gracias por tu lucha Salvador, no te olvidamos

  7. bom saber que a historia de salvador leva muitos a buscar conhecer a luta que muitos passaram para que hoje tivessemos liberdade.

  8. Não conhecia este filme e é uma dica e tanto. Meu TCC será sobre o período imediatamente anterior ao do filme, a guerra civil espanhola.

    Está na minha lista de filmes por ver imediatamente.

Deixe uma resposta