Home>Biografia>Embaixador do Mundo dos Livros

Embaixador do Mundo dos Livros

Advogado, empresário, escritor, bibliófilo. Além desses títulos, o título de “embaixador” deveria ser acrescentado ao currículo do mais famoso amante dos livros do país. Em No mundo dos livros (Editora Agir, 104 páginas) José Mindlin desempenha com humildade esse papel e expõe o seu amor, seu entusiasmo e sua sólida crença na importância do livro para a formação intelectual e humana das pessoas. Despertar o interesse por esse fascinante e abrangente mundo da leitura é sua intenção nesta breve obra.

Longe de ser uma exposição elitista sobre livros, o texto é uma curta, porém instigante introdução aos aspectos que fazem parte do universo da leitura. Mindlin enfatiza que “a leitura é um mundo de liberdade intelectual” e que o mais importante não é a preocupação demasiada em ler os títulos com a chamada qualidade literária, e sim cultivar o hábito e o amor à leitura.

Contudo ele reconhece que infelizmente muitas pessoas ainda estão distantes da oportunidade de descobrir o prazer e as possibilidades que a leitura proporciona. Devido a problemas como o analfabetismo e a falta de acesso aos livros, muitos ainda estão excluídos desss fonte de histórias e conhecimento. No entanto ele acredita que essa realidade pode e deve ser mudada, ainda que seja um processo demorado mudar esse cenário em nosso país. Daí a importância da escola como fonte inicial e muitas vezes única de acesso e incentivo ao livro e à leitura.

Seja como fonte de conhecimento ou instrumento de libertação e inclusão, o potencial que o livro tem e o prazer que ele proporciona não devem ser subestimados. Por isso é urgente que cada vez mais pessoas conheçam e desfrutem desse potencial e prazer oferecidos pelo ato de ler.

Por ser breve o livro não se aprofunda nas questões que aborda e também não traz em suas páginas, rígidas listas e regras de um bibliófilo como se poderia esperar. Ele se traduz numa amigável conversa com alguém que ama e conhece livros e que sugere em vez de ditar.

Ao dar suas “pinceladas” sobre alguns dos vários aspectos que envolvem o livro e de compartilhar histórias e curiosidades sobres as obras que fizeram e fazem parte de sua vida e de sua biblioteca, Mindlin consegue nos fazer querer conhecer e adentrar cada vez mais no surpreendente mundo dos livros.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

16 thoughts on “Embaixador do Mundo dos Livros

  1. Adorei seu blog, seu post, tudo aqui
    NO meu blog também falo bastante sobre livros e me faltava um outro blog bom sobre o assunto
    adorei parabéns

  2. A questão de ser breve, creio, é devida a esse fato mesmo de se voltar mais a questões sentimentais que “científicas” para propôr o amor à leitura – algo que tenho há tempos, e não troco por nada.

    abç
    Pobre Esponja

  3. Nada substitui um bom livro.
    Livro além de ser uma fonte de conhecimento é também uma grande fonte de prazer. [2]

    Adorei o blog, parabéns!

  4. Uma vez eu li a biografia de Mindlin, realmente ele é impressionante.
    Quando achamos que vimos toda a inteligência em uma pessoa, ele veem e mostra que tem muito mais a dar.
    Muito interessante seu post!

    Beijos.

  5. para quem ainda não sabe, Mindlin e a Usp estão digitalizando toda a biblioteca, que já está disponivel na internet.

Deixe uma resposta